SOCIAL MEDIA

BOM DIA VERÔNICA, VOCÊ PRECISA ASSISTIR URGENTE!

2 de novembro de 2020


Hello pessoas hoje estou aqui para te contar um pouco mais sobre a série Bom dia Verônica. Aliás quero te indicar muito essa série caso você não tenha assistido.

 

Aqui no Brasil Bom dia Verônica (Livro) foi publicado inicialmente no ano de 2016 por uma autora chamada Andrea killmore, que confesso eu nunca tinha ouvido falar, muito tempo depois descobriu-se que esse era um pseudônimo para os verdadeiros autores do livro: Ilana Casoy e Raphael Montes. 


Verônica Torres trabalha como escrivã em uma delegacia de homicídio de São Paulo e após presenciar um suicídio ela decide investigar por conta própria dois casos envolvendo mulheres. O primeiro envolve exposição na internet através de imagens e roubo, ele usa as redes sociais para conhecer, seduzir e violentar mulheres. Após esses atos ele ainda as expõe através de fotos.

 

O segundo caso veio parar no colo de Veronica Torres pois ela apareceu em rede nacional falando diretamente para as mulheres que já sofreram abusos, ai então entra em cena a Janete, que vendo a fala na TV decide ligar para a delegacia. 



 Você gosta da Série as Telefonistas? Venha ler meus comentários aqui nessa postagem 

Eu quero destacar que o papel da personagem Verônica Torres - que é uma mulher incrível – é essencial. É através dela que a história de Janete ganha espaço. Além disso, a investigadora que tenta conciliar a vida profissional com a pessoal se mostra muito real em toda a trama, confere inclusive uma proximidade com o telespectador.

 

A série Bom dia Verônica é cheia de gatilhos e tem como pano de fundo o relacionamento abusivo e a violência contra mulher assuntos que eu sempre falo no meu Instagram com vocês (Clique aqui para ver meu Instagram). Entre os assuntos que eu quero destacar estão a violência estrutural sofrida pelas mulheres brasileiras. 


Você sabia que foi a partir da década de 60 que as mulheres começaram a cobrar o Estado por ter uma vida sem violência? Foi inclusive nesse contexto que começaram a ter estudos acadêmicos que investigassem a violência doméstica e tudo que essa violência gerava em torno do mundo feminino? Como a luta das mulheres é forte... Em Bom Dia Veronica temos a personagem JANETE que passa por tudo isso. 



A maioria dos casos de violência ocorre com associação de conceitos como poder autoridade ou dominação dentro da própria casa, em vivências. Fato que a série tem duas vertentes muito interessantes. Tem protagonistas com muita força que trazem a realidade para as telas.

Eu amo essas séries policiais mas eu nunca tinha visto uma produção tão legal quanto essa, achei que Bom dia Verônica ficou bem real e traz para tela a vida de muitas mulheres brasileiras. Tantas “Janetes” que ainda estão por aí, caladas.

 Outra série que fala sobre violência contra a mulher é YOU, clique aqui para ver mais

O Brandão (marido de Janete) que é um assassino em série e tem um jeito de matar as mulheres muito perturbador em algumas cenas fiquei chocada inclusive, quando a Janete fica com aquela caixa na cabeça e em muitas cenas vemos só o olhar dela, cenas fortes e que marcam qualquer um que assistir.  Em outros momentos tinham cenas que a Verônica e a Janete conversavam na casa do Brandão, e eu confesso que ficava desesperada, sentindo em forte intensidade a adrenalina de pensar que ele ia chegar em qualquer momento, ai que agonia!

 

Outro comportamento que eu fiquei chocada foi o da Janete. Quando a mulher sofre a violência doméstica é uma perturbação tão grande que mal consegue ver as coisas claramente, gostei de ver isso retratado na personagem. São vários tipos de violência, inclusive o gaslighting. O que mais me choca é que existem muitas “Janetes” hoje no nosso país sobretudo na região do Nordeste onde a violência contra mulher é maior. Me dói tanto pensar nisso, eu principalmente que me enxergo dentro dessas mulheres, já sofri muito abusos durante a vida.

 

Eu não sou especialista em cinema mas como uma expectadora “sem experiência” o que eu vi foi um show no quesito atuação. Também não dá para esperar nada menos que isso pois Raphael Montes escreve contos belíssimos de terror e Ilana Casoy estudou criminologia. 



 

O fato é que o livro inspirou a Netflix a criar a série Bom dia Verônica aqui no Brasil ela estreou no dia primeiro de outubro. Bom dia Verônica contém oito episódios com aproximadamente 40 a 50 minutos cada.

 


E não é só violência doméstica que a gente vai ver, a série também mostra corrupção, lavagem de dinheiro e assassinato.  A série não tem um final definido o que dá entender aos telespectadores é que vai ter uma continuação.  Espero ansiosa. 

 

3 comentários :

  1. Uau! Parece ser uma série incrível.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Nossa Monalise, eu ACABEI de ler outra resenha dessa série num outro blog! Acho que é um sinal para eu assistir, estou bem curiosa! Um beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  3. OI MOna, a série é forte e muito necessária. Ótima dica! Eu assisti e gostei muito. Estava com medo de começar, mas depois que comecei a ver não parei mais.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!