SOCIAL MEDIA

Fatos das mídias sociais

12 de novembro de 2018
Analisando Fatos das mídias sociais



Esses dias postei a imagem acima no meu Facebook pessoal, e eis que gerou uma discussão, um sentido de informações então eu percebi que realmente a foto tinha duplo sentido. Talvez com um fundo até machista, mas o fato é que não quero focar nisso, apenas quero falar sobre o sentido visual que temos sobre as coisas, especificamente nas redes sociais.

Vamos analisar a foto só para contextualizar:

Cena 1 – Uma mulher, magra comendo. Uma mulher magra, malhando. A frase abaixo nada justifica na cena.
Cena 2 – Uma mulher magra comendo (na condição social de casada), abaixo uma mulher magra malhando (porque possivelmente está solteira).

Justificação das cenas:
Se separarmos as frases sem analisar a imagem temos: Casada – Depois que leva chifre.

Eu nunca levei chifre, então eu realmente não sei como uma mulher se sente após passar por isso, mas sei como uma mulher se sente após sair de um relacionamento abusivo, então, acho que dá pra comparar, pois nesse caso existe a experiencia de vida para falar com propriedade.

Sobre a palavra casada: é uma condição social no qual depois de um certo tempo muitas mulheres se acomodam em relação a vida, saúde, estética e outras coisas. Essa condição social causa conforto e segurança em alguns casos, e principalmente nós mulheres, nos acomodamos no sentido de cuidarmos da aparência.  

Quando publiquei a imagem não imaginei que ela pudesse causar duplo sentido, mas causou. A forma como você enxerga a mensagem que é passada depende muito da sua bagagem de vivência de vida. Quando publiquei a mensagem jamais imaginei que as pessoas poderiam enxergar de forma negativa. A publicação foi feita no sentido de ser cômica, engraçada. Vou mais além dizendo que ela até tem um sentido de alerta: será que precisamos mesmo nos abandonar para arrumar macho ou manter o que temos?

Como falei, quando sai do relacionamento abusivo minha meta era me descobrir como mulher, como jovem, como bonita. Eu malhava, eu fazia dieta pra me sentir bem e não para agradar alguém ou arrumar um namoradinho, até porque minhas prioridades eram outras, que levam tempo e custam muitos dias estudando e lendo livros.

Também podemos fazer a leitura da imagem no sentido de ser saudável, de não comer porcarias. Fazer atividade física é essencial na vida se quisermos ter uma condição melhor de saúde.

Alinhando imagem a frase

Como disse lá no início do texto, podemos interpretar de duplo sentido, então acho que deixei bem claro qual realmente foi o sentido exposto nessa publicação, mas é importante dizer que cada pessoa tem em si sua vivência, suas causas e as defende como for cômodo, sendo em rede social ou na vida real.

Facebook é de todas as minhas redes sociais a que eu menos interajo, justamente por ter dificuldade de entendimento por parte da maioria das pessoas. Então, vale a explicação para que fique claro o sentido da postagem.

2 comentários :

  1. Tudo tem várias interpretações, o problema é que a maioria pega a primeira que lhe vem a cabeça e faz dela uma verdade absoluta, sem refletir, sem pesquisar...e emitem opiniões de mente fechada.
    Desativei meu Facebook e esse foi uns dos motivos.
    Excelente post para reflexão.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu post, já tinha feito essa imagem, mas nunca parei para pensar nesse duplo sentido!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!