SOCIAL MEDIA

A importância da Leitura na educação infantil

10 de novembro de 2018
Hello pessoas, tudo bem?

A importância da Leitura na educação infantil

Sim, a imagem acima já diz muita coisa, mas é preciso reforçar sobre a importância da leitura no mundo infantil.  Quero destacar alguns dos princípios sobre o qual eu acredito que seja essencial na postura materna para a vida de seu filho.

A leitura vai muito mais além no sentido psicológico e também no sentido espacial e lúdico do seu filho. Quando menciono o sentido psicológico, digo que na leitura, é possível a descoberta de personagens que podem imediatamente ser identificados com o mundo em que seu filho vive (analisando os coleguinhas por exemplo, ou até personagens que se pareçam com ele mesmo).

Quando a criança é pequena, ela é capaz de enxergar esses pequenos pontos, e é incrível quando isso acontece pois percebe-se que a atenção daquela criança está no que está sendo apresentado a ele naquele determinado momento. A interação entre história, criança e mãe é uma conexão incrível!

Percebam que a situação apresentada no parágrafo anterior envolve tanto o senso espacial (a criança se coloca no contexto daquela narração se identificando) quanto em muitas vezes, ela mesmo inventa histórias a partir do que está sendo dito (usando sua criatividade lúdica).

Ao ler a criança estará em total processo de criação, formação de caráter tanto pessoal como do seu senso crítico sobre as coisas. É importante que nós como pais incentivemos a leitura, principalmente quando essa criança é pequena.

Seja o exemplo

Eu venho sempre falando por aqui sobre “ser exemplo”. Em idade menor, nossos filhos se espelham muito em quem somos e no que fazemos. Para eles a referência do mundo adulto somos nós então, trazendo para o contexto leitor, não adianta impor a leitura se você não dá o exemplo. Isso é crucial.

Eu não gosto de ler, tenho sono e acho entediante

Eu acredito que nenhum pai queira que seu filho passe pelas mesmas dificuldades que ele teve na vida, pelo menos aqui eu acredito nisso, então entendo que mesmo que ele não goste de ler, é preciso que dê o exemplo.
Existem muito gêneros literários existentes hoje em dia, procure um que mais agrada e inicie. Leitura é um hábito, quanto mais você ler, mais estará habituado a isso e com o tempo não sentirá sono e nem achará entediante.

Eu por exemplo amo ler thriller psicológicos, HQ’s, Romances de época e livros sobre mídias sociais. Mas como leio com frequência, meus hábitos de leitura sempre mudam conforme minha curiosidade.

Estou pensando em uma próxima postagem sugerir livros por faixas etárias para as crianças. O que vocês acham?

 Bom, por hoje é isso. Me conte ai nos comentários sua opinião sobre esse assunto. 

Veja meu canal Literário Clicando Aqui 

2 comentários :

  1. Eu não tive o exemplo dos meus pais, mas, o primeiro livro que eu li sozinha e inteiro eu tinha uns nove anos e foi um livro com histórias bíblicas. Acredito mesmo que o exemplo seja importante, talvez se eu tivesse tido isso, teria começado a ler frequentemente mais cedo, talvez assim que aprendi a ler, com seis anos.
    Acho legal vc trazer livros conforme faixas etárias. Não tenho filhos, mas me interesso pelo assunto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. ah é mesmo super importante! eu sempre fui mt incentivada a ler pelos meus pais desde criança e agradeço mt por isso

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!