SOCIAL MEDIA

Papiloma Vírus Humano (HPV)

8 de março de 2015
Hoje no dia internacional da mulher, preparei um material de grande importância para nós, Trata-se de um informativo sobre o HPV, assunto conhecido para algumas e nem tanto para outras. Li na Folha SP esses dias que os casos de AIDS e DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS estão ganhando força novamente. Então, como uso meu Blog como fonte de conscientização e informação decidi montar o material abaixo e ainda o disponibilizei na internet para ser baixado. Aproveitem, informação nunca é demais! 

Imagem aqui

O que é?
O vírus HPV é transmitido pelo contato direto infectada a pele e as mucosas infectadas, por meio de relação sexual, que é a forma principal de contágio. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.

Tem vacina contra isso? Por que devo tomar essa vacina?
A Organização Mundial da Saúde estima que
290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, destas
32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos, presentes em 70% dos casos do câncer do colo do útero.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer, em 2012, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres. Estima-se que são de 17 a 21 casos em 100 mil mulheres,
15 mil casos novos e cerca de 4,8 mil mortes
 (é a quarta causa de morte entre as mulheres).
A infecção pelo HPV é causa necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento do câncer. Outros fatores também poderão interferir: início precoce da vida sexual, multiparidade, tabagismo e fatores genéticos.

O que essa vacina contribui no meu corpo?
Você deve tomar a vacina pelos seguintes motivos:

Ø  Para prevenir a infecção pelos sorotipos presentes na vacina;

Ø  Contribuir para a redução dos casos de câncer de colo de útero e verrugas genitais;

Se eu tiver o Vírus, quanto tempo demora para se manifestar no meu organismo?
O período de incubação é cerca de 2 a 8 meses, entretanto, a incubação pode demorar até 20 anos.

Você precisa saber!
Existem cerca de 150 tipos de HPV, sendo que 30 a 50 tipos poderão infectar o trato genital, dos quais 12 tipos são de alto risco que podem provocar câncer (ditos oncogênicos). Apenas 10% das mulheres infectadas irão apresentar alguma manifestação clínica (câncer de colo do útero e verrugas genitais).
A vacina HPV Quadrivalente Recombinante é a preconizada pelo Ministério da Saúde e será a disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A eficácia da vacina quadrivalente é de 98% para prevenção de câncer de colo de útero e 100% para verrugas genitais, com maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.

É uma vacina inativada, portanto, incapaz de causar a infecção na adolescente vacinada. Cada dose de 0,5 ml contém: proteína do HPV (tipos 6, 11, 16 e 18), adjuvante sulfato hidroxifosfato de alumínio amorfo, cloreto de sódio, L-histidina, polissorbato 80, borato de sódio e água para injeção. O produto não contém conservante nem antibióticos.
A vacina é de aplicação intramuscular (injeção).


RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Ø  A vacina não tem efeito para tratamento
Ø  Não substitui a realização do Papanicolau, pois não confere proteção contra todos os tipos oncogênicos;
Ø  As pessoas vacinadas devem usar o preservativo nas relações sexuais, pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos não oncogênicos e as doenças sexualmente transmissíveis.


Conteúdo reproduzido a partir do informativo do ministério da saúde.
Monalise Nogueira
Jornalista Registrada – Blogueira


Caso queria baixar o material, disponibilizei aqui online. 


***
Noticias lidas sobre o assunto:

10/03/15 - Folha de SP (aqui

6 comentários :

  1. Gostei Monalise, compartilhei e agradeço, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. MAterial muito importante! Já vi muitas mulheres espalhando informações inconstantes! Obrigada por compartilhar, Mona!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana. Fiz o papanicolau semana passada e fui numa palestra que abortou esses temas. Informação nunca é demais.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geh acho super importante ter a informação e conhecer sobre essas doenças. Acho que rola muito preconceito da galera o que é ruim no meu ponto de vista.
      Beijos

      Excluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!