SOCIAL MEDIA

Três dicas para ajudar seu filho no processo da alfabetização

14 de novembro de 2018

Hello mamães e papai atentos? Como estão?


Três dicas para ajudar seu filho no processo da alfabetização

O conteúdo de hoje é voltado especialmente para você (que assim como eu) está no processo de alfabetização da sua criança. Buscando solução e formas de ajudar meu filho, me deparei nos questionamentos abaixo:

🏳 Como vou ajudar meu filho se não sou professora?

🏳Como vou fazer isso de maneira coerente em acordo com o que ele está aprendendo?

🏳Se eu ajudar ele em casa talvez atrapalhe a professora, será que atrapalha?

Respondo:

Como vou ajudar meu filho se não sou professora?

Querida (o) você é mãe e pai, mais que a professora, se você estiver atento a educação dos seus filhos você saberá qual a maior dificuldade dele em relação aos estudos. A minha orientação (como mãe) é que em primeiro lugar procure alguém para te auxiliar, nesse caso, procurei a coordenadora escolar do meu filho e mencionei as dificuldades dele, ouvi dela que meu pequeno tinha relutância e também um pouco de preguiça.

Com base nessas informações eu simplesmente tomei medidas em casa para vencer a preguiça e por seguinte, a relutância quanto ao ato de soletrar. Fui atrás de alguns exercícios e métodos, mas nada que me desse uma luz em definitivo.  


Como vou fazer isso de maneira coerente em acordo com o que ele está aprendendo?

Nessa mesma conversa que tive com a coordenadora escolar, me vi marcando uma reunião diretamente com a professora para questioná-la sobre os processos em sala de aula. Foi nessa reunião que perguntei quais eram seus métodos e ela me explicou, me ensinou como eu deveria fazer em casa e me orientou a não finalizar as palavras pois meu filho sempre chutava as palavras antes mesmo que elas pudessem ser concluídas no processo de soletrar.

Viram como a conversa foi de suma importância nesse processo? Agora vamos para o outro questionamento.

Se eu ajudar ele em casa talvez atrapalhe a professora, será que atrapalha?

Não, se você passar pelo processo acima, a professora vai te orientar como fazer.
O mais importante é todos os dias tentar praticar com eles a leitura de palavras pequenas, fazer uma brincadeira do tente soletrar e por ai vai. Eu por exemplo, enquanto faço o jantar brinco de soletrar, dai eu sempre falo palavras engraçadas ou de jogos e personagens que eles gostam.

Para eles a forma lúdica é a melhor para aprender, envolve-las em processos que são divertidos certamente vai ajudar e muito nesse processo.

OS: HOJE COMEMORAMOS AQUI NO BRASIL O DIA DA ALFABETIZACAO, por isso irei deixar algumas dicas de livros que tenho usado nesse processo e que estão me ajudando muito.  




Então é isso, até mais!

5 comentários :

  1. Dicas maravilhosas :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas, hoje é muito comum ver os pais deixarem tudo por conta da escola e não é bem assim. É fundamental que em casa a gente crie esses hábitos também!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Monalize
    Fiquei muito feliz ao vê-la no meu blog ( que eu tento recuperar, ressuscitar, rs)
    Você nos trouxe muitas dicas importantes e preciosas !
    Sabe, quando meu caçula hoje com 37 anos, tinha quatro anos, eu estudava o Magistério.
    Ajudou muito no processo de alfabetização pois eu peguei gosto e comecei a estudar muiiiito.

    bjs



    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!