SOCIAL MEDIA

Livro O Capital para pequenos Leitores #Literaturainfantil

10 de maio de 2021
Hello pessoas, como estão?

Hoje quero falar sobre o livro O Capital para crianças. Na verdade esse livro foi inspirado no livro de Karl Marx, O Capital.

Além de ter ilustrações belíssimas, vamos conhecer o vovô Carlito (muito parecido com Karl Marx) e Francisco, entre outros personagens. Gosto sempre de destacar alguns personagens que acredito serem fundamentais para a história. Em O Capital não seria diferente!

Livro O capital de Karl Marx

O vovô Carlito de O Capital conta a história de Francisco para seus netos, que vivem no nosso mundo atual e que são crianças, em uma espécie de retomada ao tempo, O Capital mostra como foi a luta de muitos trabalhadores e entre eles, Francisco. Como o capitalismo começou nas indústrias em Liverpool, na Inglaterra e como os trabalhadores se comportaram durante aquele período. 

O Capital basicamente vai falar do conceito de mais valia de Karl Marx, a mais valia significa a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador. É, portanto, a base de exploração do sistema capitalista sobre o trabalhador. Eu sei que parece um conceito um tanto dificil para a criança mas o tema é explorado em O capital de forma bem ilustrativa.  Na história o conceito não tem o nome explicito mas quem conhece um pouco sobre Karl Marx vai reconhecer.

Em determinado momento da história dentro do livro O capital Francisco questiona porque ganha tão pouco na meia que ele produz e porque ela é vendida com o valor três vezes maior? O Capitalismo é algo terrível mas que precisa ser ensinado aos nossos adolescentes e crianças desde a infância para que cresçam com a consciência do consumo. 

DICA PARA EDUCADORES

Achei inclusive uma outra animação que pode ser usada em sala de aula para representar como o capitalismo funciona, é bem legal. Assista Clicando aqui. De uma forma menos implícita podemos abordar com os pequenos através dessa leitura conceitos como consumismo, sociedade, trabalho escravo (com base no trabalhador no capitalismo) ALÉM de trabalhar a industrialização... etc.

 

Deixo aqui o link para compra do livro caso queira adquirir e te indico a assistir o vídeo que produzi abaixo. Aperte o play ou clique aqui:




Me conta nos comentários se você já fez essa leitura e o que achou?

2 comentários :

  1. Que bacana, achei ótima essa dica

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Conheci esse site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!

    Parabéns! 👏

    Meu Blog: Heloise Nunes

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!