SOCIAL MEDIA

LITERATURA INFANTIL Os três irmãos de Ouro de Olga de Dios

22 de setembro de 2020

Hello pessoas do meu coração, como estão?

Hoje quero te trazer essa dica de leitura maravilhosa, o livro chama-se Os três irmãos de Ouro

LITERATURA INFANTIL  Os três irmãos de Ouro de Olga de Dios

Apesar de estar categorizado como literatura infanto-juvenil acho que esse livro lindo deveria ser lido por muitas e muitas pessoas, adultos e crianças! SIM SIM SIM

Eu falei dele lá no meu stories do instagram e também vou levar ele para o canal do Youtube muito em breve. A primeira vez que li ou ouvi algo sobre esse livro, foi no encontro online (promovido pelo SESC aqui em São Paulo) para falar de literatura infantil e questões políticas e sociais. 

Pois bem, Os três irmãos de Ouro foi escrito e ilustrado por Olga de Dios. Aqui no Brasil está sendo publicado desde 2019 pela Boitatá, que é o selo infantil da Editora Boitempo. Inclusive o encontro do SESC que mencionei aqui foi em parceria com eles. 

O livro vai continuar a história da galinha dos ovos de ouro, mas agora com a perspectiva dos pintinhos. Rs.. pintinhos esses, que cresceram e nos ensinaram uma grande história através das páginas desse livro. Temos então a história de Hélio, Martim e Roque. 

LITERATURA INFANTIL  Os três irmãos de Ouro de Olga de Dios

Hélio foi o primeiro dos três pintinhos a nascer, e seu ovo foi parar em um lugar bem lindo com muitas árvores e ele vivia ali feliz. Tinha muitos amigos e todo seu alimento provinha da natureza. Inclusive a autora nos mostra como ele era feliz e quão bela era essa floresta. Mas com o passar do tempo o clima mudou e tudo ficou muito seco e estranho, e a noite, sempre vinham os raios que iniciavam os incêndios florestais. 

O personagem Hélio tem uma história muito legal e que se relaciona ou faz pensar sobre as questões ambientais. Inclusive a história dele é ótima para iniciar um diálogo com as crianças no sentido de fazer pensar sobre como podemos cuidar melhor do nosso planeta. 

LITERATURA INFANTIL  Os três irmãos de Ouro de Olga de Dios

O personagem Martim vai falar de desejo, de olhar o outro. Ele tinha um desejo, queria que as pessoas o enxergassem por sua verdadeira essência. Ele era um cara ligado as artes e tudo que tocava (pintava) fazia sucesso e virava ouro. Com o tempo, eles começou a notar que isso o incomodava e que precisaria mudar em algum momento. Aqui podemos refletir com as crianças o sentindo de interior, de ver o que realmente queremos e como podemos nos sentir bem fazendo o que o nosso coração pede. 

E por fim temos a história de Roque. Dos três personagens, acho que esse foi o que mais gerou diálogo aqui em casa, junto com meu Pedro de oito anos. Ele ficou indignado como o Roque pode chegar ao nível que chegou! Ele até me questionou se ele não tinha mãe pra avisar ele que ele estava fazendo coisas erradas kkkkkk achei uma fofura. 

Roque era o maior dos três pintinhos (esse da cartola na capa) e muito cedo ele descobriu que poderia trocar partes do seu corpo por bens materiais. Comprou casa, prédio, carros, balão e também quis viajar numa nave espacial! Ou seja, foi um personagem bem capitalista  e que, acabou com o tempo, ficando somente pele e osso! 

LITERATURA INFANTIL  Os três irmãos de Ouro de Olga de Dios


Vejam só quanto diálogo e atividades dá  para ser realizada a partir da história de Roque. Assunto como consumismo deve fazer parte do diálogo com o pequeno, aliás, que sejamos nós de casa a abordar esse assunto com nossos filhos não é mesmo? 


Acho que por hoje é só!

Te convido a conhecer meus trabalho em outras mídias:)



Bjs 

Um comentário :

  1. Interessante a resenha do livro. Ele parece trazer muitas lições.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!