SOCIAL MEDIA

Entrevista com a autora Thaisa Lima

7 de setembro de 2020

 Hello pessoas, como estão?

Acho que estava precisando muito ler uma história sobre lindas histórias rssss 

Sim estava muito! 

Ainda mais que estou em um momento com leituras "mais técnicas" para a nova faculdade (falei dela aqui).  A Thaisa Lima me convidou para ler esse livro lindo que só pelo título já me encantou... O livro chama "Minha Resiliência". Aproveitei e convidei a Thaisa para falar um pouco mais sobre a história do livro e sobre o processo de escrita.  

Livro-Minha-Resiliência-De-Thaisa


A resenha sai ainda essa semana aqui no Blog! 

Fiz umas perguntinhas e coloco abaixo a resposta dela:) 

 Quais suas obras publicadas? Tem trabalhado em algo novo? Pode nos contar? 

Thaisa Lima -  Eu tenho o Minha Resiliência (romance) e vários contos. Estão disponíveis na Amazon (ebook) e também em versão física pela editora Magnólia. Participei (e também organizei) de algumas antologias de contos (O canto dos contos, Love, Cotidiano e Um edifício à beira-mar). Elas estão disponíveis na Amazon também. Algumas em formato físico.

Atualmente estou trabalhando no primeiro romance da série “As quatro estações” que consiste em 4 contos e 4 romances. Os contos são prelúdios para os romances e todos já foram publicados.

Como é o seu processo de criação e como a pandemia e o isolamento o afetaram ou alteraram?   

 Meu processo de criação não segue uma regra. É meio maluco (risos)... Às vezes a ideia surge do nada, como se alguém soprasse em meu ouvido. Outras vem de algum sonho. Também pode surgir de alguma matéria que vi no jornal ou histórias que pessoas me contam. Para escrever eu preciso estar em um canto sozinha, ouvindo apenas uma música instrumental. Não consigo me concentrar se a TV estiver ligada ou se houver pessoas ao meu redor conversando, por exemplo.

Sou uma pessoa que vive muito bem isolada. Eu não sou fã de aglomerações, então nesse sentido a pandemia não mudou nada em minha vida visto que passo grande parte do meu tempo em casa mesmo. Porém, fiquei uns dois meses sem conseguir escrever nada, nem ler. As preocupações me afetaram bastante e precisei me readaptar com esse “novo normal”. Ainda não estou no meu ritmo normal, mas já voltei a escrever, o que é um grande alívio.

 

Livro-Minha-Resiliência-De-Thaisa
Thaisa Lima - Divulgação


No seu romance Minha Resiliência temos uma personagem que parece com muitas mulheres que convivemos atualmente, eu não a defino como uma mulher única justamente porque ela é muito plural, eu mesma lendo a história dela reconheci muitas mulheres com quem eu convivi. De onde veio a inspiração para a escrita dessa personagem? 

Maria Clara é um personagem que detém todo meu carinho. Ela carrega muito de mim, da minha história de vida e ela também é isso que você falou, ela é plural. Eu queria representar essas mulheres que são tão julgadas, muitas vezes menosprezadas e esquecida pela família. Com ela eu tentei mostrar que somos mais fortes do que imaginamos e que é possível superar, resistir e recomeçar, apesar dos sofrimentos e problemas. Então, a inspiração para criar esse personagem veio de cada mulher que eu conheci que já passou pelas mesmas situações que Clara. E eu me incluo nessa!

Você acredita que exista uma literatura essencialmente feminina, digo isso pois o mercado tem se voltado muito para publicação de obras com cunhos sociais, culturais de causas como o feminismo, o que você acha sobre isso? 

Eu não gosto muito de rotular coisas ou fazer esse tipo de separação. A literatura deve ser acessível a todos. Acredito que seja benéfico homens terem acesso a essa “literatura feminina” para que conheçam um pouco mais do nosso universo e, quem sabe, tenhamos mais êxito em mudar essa cultura machista tão entranhada em nossa sociedade.

Livro-Minha-Resiliência-De-Thaisa


 O que você acha dos prêmios literários? 

São um ótimo meio para o autor se tornar conhecido por leitores que normalmente ele não alcançaria. É uma forma de reconhecimento também. 

Depois de lançado o Livro, qual a maior dificuldade do autor? (divulgação?) 

Para autores independentes e desconhecidos, a maior dificuldade é encontrar o público leitor. Costumo dizer que o mais fácil desse trabalho é escrever o livro, o que vem depois é a verdadeira dificuldade. Todos os dias é preciso divulgar, procurar leitores, interagir com o público, se fazer ser visto e lido. Um trabalho árduo de formiguinha, diário, bem desgastante.


Livro-Minha-Resiliência-De-Thaisa


 Qual a importância das redes sociais para a literatura atualmente? 

 No mundo de hoje, as redes sociais são fundamentais na vida de um escritor. É onde ficamos mais perto do nosso público e podemos interagir com ele.


Livro-Minha-Resiliência-De-Thaisa


 Compre o livro através do Link e ajude o blog com uma pequena comissão, clique aqui 

Se você tem Kindle Unlimited você pode ler de graça, clique aqui para ver!


Thaisa Lima já entrou para meu pedestal de autores queridas, inclusive deixo aqui o link de suas redes socias:


Instagram

Site/Blog

Facebook


Acho que por hoje é só!

Te convido a conhecer meus trabalho em outras mídias:)



Bjs 

3 comentários :

  1. Eu amei a entrevista! Obrigada pelo carinho ❤️

    ResponderExcluir
  2. Oi Mona, gostei muito de conhecer a autora e sua obra aqui na entrevista. Ver como é o processo de criação. Esse período está afetando mesmo a todos, mesmo aqueles que já eram mais caseiros e isolados.
    Que bom que a Thaisa ja voltou a escrever.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!