SOCIAL MEDIA

Resenha de Eu sei porque o pássaro canta na gaiola

30 de novembro de 2018
Hello tudo bem?

Hoje vamos falar desse livro incrível que recebi da TagLivros. Que surpresa agradável eu tive com essa leitura, não consigo nem expressar em palavras. Foi o primeiro livro que realmente tirou meu fôlego, e posso até dizer, que me causou ânsia em alguns capítulos.

Eu sei porque o pássaro canta na gaiola vai abordar temas bem complexos como preconceito, estupro, segregação racial. Esse é o primeiro de uma série de cinco livros que são uma autobiografia de Maia Angelou. 


Quem foi Maia?


Maia foi cantora, atriz, poeta, jornalista, dançarina, mãe, roteirista e diretora. Ela foi a primeira mulher negra para escrever para uma produção de Hollywood. Foi ativista dos direitos civis dos negros, lutou ao lado de Malcolm e Martin Luther King JR. Ela não é incrível?

Nessa deliciosa narrativa encontramos a história de uma menina negra no inicio da vida, que vai dividindo conosco sua história de capítulo em capitulo, histórias permeadas pelo racismo e sexismo. A escrita da autora é tão deliciosa e objetiva ao mesmo tempo que é real e agressiva. Os fatos são divididos conosco como se fossemos um amigo íntimo e estivéssemos ao lado da autora.

Quando esse livro foi publicado ele desafiou as regras literárias da época, tanto por sua linguagem quanto seu estilo literário que fugia aos padrões. Notamos evoluções na narrativa, hora aceleradas, hora lentas, digo, tem capítulos que sofremos tanto que o que mais queremos é que ele acabe logo. Outros, não gostaríamos que nunca acabassem.

Essa obra foi indicada ao National Book Award de 1970 e recebeu traduções para diversas línguas, além de ser um dos livros mais influentes do mundo. Na obra conhecemos uma Maya com uma descrição psicológica profunda, coisa nunca antes feita com uma personagem negra. Encontramos também memorias deliciosas de sua infância, detalhes de sua convivência com a avó e tio e seu irmão Bailey.

A obra foi utilizada em escolas e universidades por criar novos paradigmas para o gênero autobiográfico. Os livros fizeram tanto sucesso na época, que a autora se tornou celebridade quase que instantaneamente após sua publicação.

A autora faleceu em 2014 causando grande comoção internacional pois ela escrevia uma oitava biografia contando detalhes de seus relacionamentos com grandes líderes nacionais e mundiais.




Curadoria

Essa foi uma obra indicada por Conceição Evaristo, autora brasileira, negra, formada em Letras pela UFRJ e mestra em Literatura Brasileira pela PUC-RJ e Doutora em Literatura Comparada pela UFF.

Conceição e conhecida no mundo literário por seu ativismo em movimentos negros coletivos culturais além de sua escrita tão real e marcante que reflete mulheres negras e sofridas que vivem atualmente em nossa sociedade. Eu gosto muito da autora, embora só tenha lido o livro Olhos D’água dela.


Nem preciso dizer o quando essa curadoria faz a diferença né? É sempre muito especial receber uma indicação de alguém que conhece muito sobre literatura, eu adoro!


Bom, alonguei mais o post do que eu gostaria mas deixo aquio link para que você também tenha as mesma experiencias literárias que eu tenho todos os meses, é muito prazeroso! 


Assista ao vídeo que publiquei sobre o livro apertando o play abaixo ou clicando aqui (aproveita para se inscrever?)



***
Adquira a assinatura da TAG através dos Links abaixo e ajude o blog 😊


Beijinhos e comenta ai se vc já leu esse livro!

Postar um comentário

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!