SOCIAL MEDIA

Desfralde dicas para os pais

20 de novembro de 2018
Olá tudo bem?



Bom, eu sei o quanto somos ansiosas para que nossos filhos saiam das fraldas. A nossa ansiedade é tanta que chegamos a ficar comparando nossos filhos com outros não é verdade? O fato é que cada criança tem seu tempo de desfralde, tem seu tempo para “amadurecer” e ter consciência sobre seu corpo.

Como sabem, aqui em casa temos três crianças, então, passei por três momentos de desfraldes diferentes, e em poucas palavras quero relatar sobre cada uma delas e também mostrar um pouco da minha experiencia com o assunto.

Vamos então começar pelo começo hahhha, Letícia (hoje com 14 anos). Leticia sempre foi uma criança falante e inteligente, sempre teve pensamentos a frente do seu tempo e sempre demonstrou facilmente seus incômodos. O desfralde dela talvez tenha sido o que eu menos estive presente, mesmo assim ainda lembro.

Leticia quando fazia suas necessidades na fralda ficava imóvel, não andava, não reclamava. Vejam, lelê como disse, já observava que os adultos usavam a privada e por isso, ela mesma entendeu que precisava de um penico e o processo de transição das fraldas para o penico foi supertranquilo, sem stress.


Já com o João (8) a coisa foi um pouco mais tensa. Diferente da Lele, João não comunicava quando havia feito as necessidades, e eu tinha que ter a preocupação de verificar as fraldas dele de tempo em tempos, e muitas vezes ele ficava assado.

Chorava porque era dolorido, e eu me angustiava por ele sentir dor. Com tempo aprendi com ele mesmo os horários das necessidades e com isso, diminuímos o tempo com as fraldas cheias e as dores logo passaram. Foi também com o João que descobri que poderia usar a literatura a meu favor nesse processo. Lembro que fazíamos leituras de livros e ele respondia “eca babãe”... rs.

Pedrinho (6) foi minha experiencia mais recente, e também foi esse foi um período bem conturbado da minha vida, no qual meu marido esteve muito doente. Lembro que eu fazia um diário das crianças, por isso tenho muitas coisas anotadas.

Pedro foi totalmente diferente, as vezes reclamava, as vezes chorava e depois acaba simplesmente dormindo. SIM! Ele reclamava mais quando estava mijado do que quando estava com cocô. Viu como para cada criança o processo é diferente?
O livros me auxiliaram muito, eu uso esse recurso até os dias atuais quando preciso falar sobre algum assunto delicado com meus filhos. Falei ate nessa postagem sobre esse meu método.

Por acreditar que os livros sempre podem entrar de uma forma positiva na vida das crianças, deixo algumas indicações para te ajudar.

Explique mais sobre o desfralde para seu filho usando a literatura a seu favor, além de ser lúdico  ele vai se divertir muito com a sugestão de livros que trouxemos aqui para o blog:





6 comentários :

  1. Realmente cada criança tem seu processo diferenciado.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. não adianta querer fazer com uma o que fez com a outra. Bjs

      Excluir
  2. Mona, como você fala, o desfralde varia de criança a criança.
    Eu não me recordo dos meus, pois já faz muito tempo, e eu não li nada sobre o assunto. Creio que foi tranquilo . Mas eu recordo os fraldões molhados e das assaduras, isso lembro !
    Boas dicas de livros ! grata

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk zizi antigamente as pessoas eram mais seguras de si né? bjs

      Excluir
  3. Oi Monalise, cada criança tem suas peculiaridades, e é preciso respeita-las desde de cedo.
    Ótimas dicas para os pais.
    Boa semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!