SOCIAL MEDIA

Projeto Eu economizo agua

28 de janeiro de 2015
Estamos passando por uma crise hídrica aqui em São Paulo que tem me deixado muito preocupada. Os reservatórios de água que abastecem estão todos operando com capacidade bem abaixo. Se não fosse trágico seria até engraçado tudo isso, digo isso baseada no pensamento que "nós só tomamos providência em tudo quando as coisas atingem um ponto no qual sempre dá mais trabalho pra resolver". Não generalizando, mas acho que tudo isso tem como princípio a má administração, mal planejamento dos gastos, aos vazamentos...etc.

E tudo reflete primeiramente em quem? Em nós, trabalhadores. Pra variar.

Nós temos que nos adequar a falta de água, nós temos que economizar, nós temos que consertar os vazamentos... nós ... nós... nós! E ainda seremos duramente penalizados (multas). E quem penaliza a empresa que coordena toda essa algazarra? Quem fiscaliza? Quem???

Pagamos tantos impostos para o tratamento da água e adivinhem? A água tratada vai pra onde? PRO ESGOTO! Quando escutei isso hoje no Bom dia Brasil! Fora que ainda publicam notícias como essa aqui.

E assim, TODOS somos culpados. Somos culpados porque não tivemos por parte do governo uma educação que nos proporcionasse saber utilizar a água de maneira certa, de maneira econômica, de material consciente. E o que isso ocasionou? Preciso nem falar né!

Então o que vale daqui pra frente é economizar, falar, trocar figurinhas com as vizinhas e expor, explicar, aprender as dicas de como usar a água consciente.

Criei o projeto #eueconomizoaguaaa no instagram, e tenho me esforçado muito para postar dicas sobre o uso consciente da água. Vou trazer aqui para o Blog algumas das publicações pois as leitoras também poderão acompanhar e assim aprender.

Atualmente estou trabalhando numa cartilha sobre o uso da água para distribuição no condomínio onde moro. Logo trarei mais dicas.


****

Dica de hoje:

Reutilize a água do cozimento de legumes para preparar outros alimentos com consumo rápido. Abaixo eu cozinhei a vagem e depois utilizei a água para cozinhar a mandioquinha (ou batata baroa).



Além de nutritivo ficou super saboroso!


Me ajude nessa campanha divulgando seus métodos de economia e utilizando a hashtag. 

Obrigada!

5 comentários :

  1. Oi,querida! Passei o dia todo pensando nessa situação. Acho que o país inteiro está indignado por vcs. Como deixaram chegar a este ponto? Como pode um governo, uma empresa deixar acontecer? Claro que não foi do dia para noite... Enfim, agora o que resta é o que vc esta fazendo mesmo. Infelizmente somos o elo mais frágil desta corrente, mas na hora que a coisa aperta somos nós pra resolver. Absurdamente verdadeiro! Fico daqui torcendo para Q está situação se resolva logo e que os governantes (não só de SP) tenham mais responsabilidade e olhem mais pelo povo que os elege.
    Força na peruca!
    Beijo
    Estela

    ResponderExcluir
  2. Realmente é tão preocupante essa situação. Desde o ano passado nós estamos mudando e controlando hábitos que antes a gente nem pensava. Aqui na minha cidade ainda não teve racionamento e nem falta d'água, mas há um perigo constante de que vá acontecer a qualquer hora :(
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah, acabei esquecendo, o seu marido tb tem Atari, não é? Eles guardam como verdadeiros tesouros, rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. OI Mona, adorei a sua ideia do projeto e vou aderir.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ola pessoal eu soa PRETTA.
    EU ECONOMIZO AGUA, APROVEITO MUITO BEM TODOS OS ALIMENTOS , QUASE NÃO PRODUZO LIXO, SEPARO RECICLAGE. FAÇO O MAXIMO..É MUITO BOM SER CONSCIENTE

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!