SOCIAL MEDIA

Livro Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago

13 de janeiro de 2015
Livro Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago

Esse foi um dos livros que me mais me surpreendeu em 2014. Eu não conhecia a obra de José Saramago, e muitas amigas já haviam comentado sobre ele, mas confesso que não tinha muito interesse até ler o primeiro livro, ai me encantei... e uma nova paixão começou!

No começo achei a leitura um pouco confusa mas logo me acostumei.

A História do Livro se inicia com um individuo parado no farol e de repente se vê cego, ele é ajudado por um homem que lhe rouba o carro. A história então toma outros rumos, a cegueira então vira um epidemia e a partir dai, todos ficam cegos. Nesse momento (em minha opinião) a história começa a ficar boa.

Alguns poucos cegos então ficam em um manicômio, numa espécie de quarentena. Lá eles convivem com outros cegos, exceto por uma única personagem que enxerga. Nesse momento do livro me envolvi demais com a história, me surpreendi com a descrição de José Saramago fez sobre o ser humano, sobre suas atitudes e sobre até onde ele pode chegar movido pela necessidade.

O homem em si é muito curioso, a narrativa do livro faz pensarmos coisas que jamais imaginaríamos que pudessem ser escritas em um livro. Magnífico.

A história termina com final feliz, mas não vou contar porque esse é um livro de leitura obrigatória para nosso crescimento como ser humano, como pessoa, portanto, desejo uma boa leitura!


Saiba mais sobre o autor


Resenha do Livro Ensaio sobre a cegueira

Compre o livro através desse link e ajude o blog
Venha conhecer nosso canal no Youtube aqui

Bjs e até!

6 comentários :

  1. Mona, esse livro é realmente incrível! Ele mexe com sentimentos que nós nunca imaginamos que poderia existir dentro de nós! Leia também Ensaio sobre a lucidez do mesmo autor. Saramago é incrível.

    ResponderExcluir
  2. Mona,
    Já li outros livros do Saramago, mas vou confessar que esse aí me deixou muito aflita só em ler. Não sei se porque estava doente na época, de cama mesmo e aproveitei para ler esse livro. Só sei que me faltava até ar lendo. Muito sufocante. Não gostei mesmo. Mas o jeito que o Saramago escreve é mesmo muito interessante mesmo. Ele mostra como o ser humano pode ser cruel na necessidade!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Oi Mona, eu preciso insistir com Saramago. Confesso que não sou muito fã. Vou tentar mais uma vez.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monalise,

    Eu também gostei deste livro, tanto que estou até pensando em relê-lo neste ano, rsrs.

    Um beijo e boa noite

    ResponderExcluir
  5. Eu não li o livro, só vi o filme, mas por sinal tb achei que é muito interessante, mas é realmente sufocante como disse a Adriana, preciso ler o livro. Adorei o blogue, tá lindo!!!! Tô no cel, amanhã te vou te linkar tb, bjssss

    ResponderExcluir
  6. Eu não li o livro, só vi o filme ... e fiquei tãaaaaooooo deprimida porque a gente vê que mesmo na desgraça generalizada da humanidade o ser humano -muuuuuuuitos deles - no lugar de juntarem forças pra se ajudarem ainda fazem a vida dos outros pior quando tem a chance

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!