SOCIAL MEDIA

Feira Cultural

6 de novembro de 2012
Todo ano, o colégio onde minha filha estuda promove a feira cultural, talvez o maior evento da escola. Todos os alunos se preparam, ensaiam, apresentam peças, pesquisam, produzem pinturas... Tudo muito bem organizado.

Esse ano o tema da feira foi  “Os grandes vultos que fizeram história”. Aqui a descrição do tema:
"Linhas, formas, cores e texturas serão elementos da linguagem visual revelando o estilo de cada artista pertencente ao projeto. Serão revelações da poética pessoal de cada aluno-artista, cuja composição nascerá de um diálogo sensível e expressivo com as obras dos grandes mestres da pintura, como: Portinari, Anita Malfatti, Leonardo da Vinci, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Claude Monet, Van Gogh, Salvador Dali e Artistas Contemporâneos da Arte Urbana".
A cada ano me surpreendo mais com a criatividade dos alunos e dos professores com seus projetos. Cada sala tem seu tema individual e sua programação com apresentações. O projeto é tão bem estruturado, que a cada sala que visitamos temos a sensação de estar em lugares diferentes, países diferentes... 

Fiz uma seleção de fotos, vem comigo ver?

Professoras



Artes dos alunos, pintura em tela.






Abertura oficial



Letícia já preparada para sua apresentação, esse ano ela foi a Emília da peça 




Durante a preparação da feira, a Letícia trouxe para casa tirinhas no qual ela teve que montar as historinhas, achei uma atividade simples e muito legal, despertou nela a curiosidade e criatividade. Lendo as tirinhas na feira eu ri muito e toda a família.  




Apresentação dos alunos do 5 ano, todos EXATAMENTE todos falaram sobre a vida do Elvis Presley (tema) depois da apresentação fantástica!



E esse aluno cantou divinamente uma música do Elvis... 



A Mona Lisa representada de várias formas... Ri demais! Reparem na Mona vampira... kkkk




Aluna ansiosa aguardando a premiação oficial dos quadros. Todo ano são escolhidos os três melhores quadros de cada sala e recebem um prêmio.









Apresentação da minha filha, Letícia.








Algumas amigas que sempre me acompanham no blog se lembraram do Projeto Mala Literária, (relembre lendo aqui). Eis aqui o resultado apresentado na feira:

Mural de Fotos das apresentações dos alunos




Letícia



Itens da Mala









Esse ano, a Letícia fez uma representação da obra O Farol de Anita Malfatti. 



Sobre Anita Malfatti:
Filha do engenheiro italiano Samuel Malfatti e de mãe norte-americana Betty Krug, Anita Malfatti nasceu no ano de 1889, em São Paulo .
Segunda filha do casal, nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos três anos de idade foi levada pelos pais a Lucca, na Itália, na esperança de corrigir o defeito congênito. Os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar essa deficiência pelo resto da sua vida. Voltando ao Brasil, teve a sua disposição Miss Browne, uma governanta inglesa, que a ajudou no desenvolvimento do uso da mão esquerda e no aprendizado da arte e da escrita.
Iniciou seus estudos em 1897 no Colégio São José de freiras católicas, situado à rua da Glória. Aí foi alfabetizada. Posteriormente passa a estudar em escolas protestantes: naEscola Americana e em seguida no Mackenzie College onde, em 1906, recebe o diploma de normalista.

[editar]Surge a pintora

Nesse meio tempo faleceu Samuel Malfatti, esteio moral e financeiro da família. Sem recursos para o sustento dos filhos, D. Betty passa a dar aulas particulares de idiomas e também de desenho e pintura. Chegou a submeter-se à orientação do pintor Carlo de Servi para com mais segurança ensinar suas discípulas. Anita acompanhava as aulas e nelas tomava parte. Foi portanto sua própria mãe quem lhe ensinou os rudimentos das artes plásticas. "Eu tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida. Nada ainda me revelara o fundo da minha sensibilidade[...]Resolvi, então, me submeter a uma estranha experiência: sofrer a sensação absorvente da morte. Achava que uma forte emoção, que me aproximasse violentamente do perigo, me daria a decifração definitiva da minha personalidade. E veja o que fiz. Nossa casa ficava próxima da estação da Barra Funda. Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes e esperei o trem passar por cima de mim. Foi uma coisa horrível, indescritível. O barulho ensurdecedor, a deslocação de ar, a temperatura asfixiante deram-me uma impressão de delírio e de loucura. E eu via cores, cores e cores riscando o espaço, cores que eu desejaria fixar para sempre na retina assombrada. Foi a revelação: voltei decidida a me dedicar à pintura."Anita Malfatti.


Fonte: Wikipédia

E ai o que você achou?


Um comentário :

  1. Esses eventos nas escolas são importantes para despertar os alunos para o conhecimento e estimular a criatividade quando trabalha com o lúdico. A Anita Malfatti, foi despertada para as artes por necessidade e aproveitou-se da oportunidade quando viu diante de si um caminho. Fico pensando em quantas vocações existem adormecidas porque a pessoa não teve contato/oportunidade de ser desperta para seu dom. As crianças devem experimentar de tudo! Gostei de ver a qualidade das produções!! O Colégio de sua turma está de parabéns!!

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!