SOCIAL MEDIA

Livro NADA de Carmen Laforet

13 de janeiro de 2019
Hello pessoas como estão?

Hoje quero mostrar para vocês esse livro que recebi da TAG Curadoria em novembro 2018, comecei e leitura e quero pontuar algumas coisas sobre ele aqui no blog. O livro chama-se NADA e foi escrito por Carmen Laforet. 

Livro NADA de Carmen Laforet

Preciso dizer que isso não é uma resenha tá, eu acredito que quando falo em livros por aqui, é pra mostrar minha experiencia de leitura. 

Nesse livro conhecemos a historia triste de Andrea, personagem central e também narradora. 

Desde pequena essa personagem sofre, seja com a falta de seus pais, seja porque mora com pessoas que são totalmente avessas a sua pessoa interior. A principio não me agradei muito com a personagem em si e achei um tanto monótona a leitura, porém a surpresa e beleza desse livro vem no final. 

Livro NADA de Carmen Laforet

O livro é dividido em três partes, sendo elas a primeira, a segunda e a terceira. 

Na primeira parte vemos uma vida conturbada e cheia de mudanças da personagem, que acaba indo morar em Barcelona, com sua família materna que poderíamos dizer que de família não tem nada. 

Brigas, personagens confusos e sem muita profundidade é o que vemos nessa primeira parte. Temos seus tios, sua vó e um relato sobre a mazelas de uma vida após guerra. 

Também temos personagens fora do contexto familiar como ENA, uma amiga que ela conquista na faculdade de literatura. Embora não tenhamos muitas situações vividas nesse ambiente, vemos cenas no livro ligadas a família de ENA e sua vida em particular. Eu senti uma tristeza enorme por ver Andrea vivendo a beira da solidão tendo que se encontrar no seu interior em momentos que não estariam ligados diretamente a sua vida ou a momentos protagonizados por ela mesma. 

Livro NADA de Carmen Laforet

E esses momentos me fizeram pensar que talvez a capa não teria rosto, justamente por isso, por ela sempre viver mas nunca protagonizar as verdadeiras sensações que a vida oferece. Achei bem fiel o contexto visual da capa com a história. 

Livro NADA de Carmen Laforet

ENA foi sem duvida nenhuma minha personagem favorita dessa história, embora não seja a protagonista foi ela quem me fez pensar na vida com sua postura. Afirmo com carinho que esse não foi uma das minhas melhores leituras, porém foi ótima. Indico. 

Livro NADA de Carmen Laforet

Livro NADA de Carmen Laforet

Livro NADA de Carmen Laforet


Caso não queira assinar a TAG, compre o livro através da Amazon:


E ai me conta, já leu esse livro?
Veja meu canal Literário Clicando Aqui 

Postar um comentário

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!