SOCIAL MEDIA

Esmalte e Utilidades Domésticas

17 de setembro de 2012

Tema bom e que eu não poderia deixar de participar... Aqui em casa, esse assunto remete a economia, organização, planejamento... palavrinhas que enchem meus olhos... Vou contar o pouco que sei e aprendi.  

Eu e meu marido, fizemos uma curso chamado "Orçamento Doméstico" com professor administrador Walter Eclache para aprendermos logo no inicio do casamento, como iriamos lidar com o nosso dinheiro. 

Apesar de meu marido ser contador e saber administrar muito bem as economias dos clientes, decidimos que eu ficaria responsável pelas finanças e planejamento das nossas economias. Na verdade, eu gosto muito desse tema e como tenho facilidade para administrar, coordenar e planejar (mandar também é um dos meus pontos fortes), Decidimos que eu faria tudo. A.D.O.R.O!

Algumas dicas que aprendi no curso foram valiosíssimas para que eu  pudesse administrar com mais facilidade o dinheiro da minha família. Economia tem que fazer parte da vida de todos!

Escolhi uma cor de esmalte muito peculiar... Esmalte Revlon - Gold Coin ... 




Cor linda, perfeita... 





Gosto de futilidades e utilidades domésticas, de aparelhos que facilitam o meu trabalho, gosto de comer bem, de passear e de ter reserva financeira. 
Reuni abaixo, algumas dicas de como administro minha casa, meu dinheiro e o meu tempo... 

Em casa...

- Planejo com antecedência o cardápio da semana, por isso, já sei o que vou comer e economizo no sacolão comprando só o necessário, sem estragos.

- Vou ao sacolão uma vez por semana e com isso, consigo economizar nos preços (Geralmente os mercados são mais caros) e na qualidade dos alimentos que consumimos.

- Toda dona de casa adora aparelhos sofisticados e cheio de fricotes né... eu antigamente era assim, hoje apenas tenho espremedor de laranjas, batedeira e um aparelho para grelhar alimentos. Vendi todos os outros aparelhos que nunca utilizei mais que duas vezes, economizei no tempo para limpar toda as tranqueiras e partes dos aparelhos...

- Gosto de comida fresquinha por isso não faço comida extra, para o dia seguinte,  somente a quantidade que vou comer no dia (almoço e janta). Com essa atitude economizei na quantidade de comida que era jogada no lixo.

- Utilizo produtos de limpeza que são mais baratos, geralmente uso removedor e álcool em quase toda a casa, eu acho os produtos de limpeza muito caro, e alguns, nem fazem mesmo o que prometem na propaganda... Meu dinheirinho nesse quesito é super planejado.

- Banhos aqui em casa são rápidos e objetivos. Uma vez ou outra deixo o marido tomar um banho mais demorado. Não gosto de estragar água pois é um bem que no futuro poderá faltar... Juro que tenho medo de ficar sem água!

- Arrumo sempre meus sapatos, bolsas... reformo roupas... faço artesanato pra enfeitar minha casa. Um sapato bom custa caro e por isso, eu cuido muito bem dos meus...

Vida financeira...
- Tenho dois cadernos que controlo todas as despesas de casa e do escritório, ao final do mês, todo dia 15 do mês subsequente eu separo as despesas e eu e o marido sentamos para discutirmos e analisarmos onde gastamos mais, onde poderíamos maneirar, onde temos que banir as despesas... e assim, mês a mês, vamos nos adaptando.

- Pago sempre as contas antes do vencimento, ou na data do vencimento, não gosto de pagar multa e nem juros pra ninguém...

- Quando queremos algum aparelho sofisticado, mais caro, eu monto o orçamento e mês a mês separo uma quantia destinada a compra desse bem, com o dinheiro em mãos eu consigo descontos na hora de negociar. Parece difícil, mas não é impossível, há dois anos tomei essa postura e só ganhei.


Pessoal... 
- Tenho uma lista de aniversariantes por  mês e vou comprando o presente sempre antecipadamente, assim tenho tempo para pesquisar, analisar e finalmente comprar sem exageros.

- Não compro nada com cartão parcelado, só em último caso. Pago minhas despesas sempre a vista, conforme minhas condições financeiras. Se tenho condições de comprar, vou fundo, mas se não tenho, não fico encucada com isso, deixo pra lá.

- Meus filhos estudam em escola boa, dentro das minhas condições e esse é um dos meus maiores desejos, continuar a ter condições e oferecer a eles uma educação boa, por isso, eu planejo tudo, dia das crianças, festinhas, aniversários... etc.
Eu não tenho medo de falar não, e quando eles querem algo que no momento não posso comprar, eu explico o porque e faço questão de mostrar os recibos. Outro dia ocorreu isso entre eu e a Letícia, ela pediu um brinquedo e eu mostrei a ela os recibos dos novos uniformes que havia comprado para ela ir para a escola e que naquele mês, eu não poderia comprar, ela entendeu perfeitamente. Criança não é boba, criança é esperta e aqui, eu as trato de igual pra igual, não facilito porque é minha filha ou filho, um dia sei que eles vão me agradecer por isso.


O meu segredo, planejamento e conhecimento! Eu pesquiso tudo antes de fazer, me certifico, leio comentários... matérias... tudo! Me cerco de informação e com isso, vou aprendendo e me motivando sempre.

Algumas planilha pra vc baixar e se organizar!

- Orçamento Pessoal Aqui
- Planilha para organizar a tarefa de casa das crianças aqui
- Lista de compras aqui
- Lista de Presentes (que eu uso mensalmente) aqui

Eu publico aqui no blog algumas postagens sobre organização, leia aqui.

Vem conhecer mais sobre o tema, participando do mosaico da Fernanda Reali! Vem gente!


Fernanda Reali


***
Gente, responde meu questionário na barra lateral ali --->
Eu gostaria muito de saber a opinião de vocês e me perdoem a falta de comentários nos blogs, estou numa correria muito grande com a viajem que vou fazer e com o aniversário da minha filha, mas prometo que semana que vem tudo voltará ao normal.. Não me abandonem! rsss... Bom final de semana a todos!

16 comentários :

  1. Mona vc é minha ídola!
    Uauuu fiquei impressionada com tamanha organização.
    Nunca tinha pensado nisso de listinha de aniversario e comprar presente antecipadamente, isso é show, tb vale pro natal né?
    Adorei seu post e a riqueza do seu esmalte!!!

    Beijosssss e um lindo domingo

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Super completo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gente...VOCÊ ARRASOU!!!!!!!! Que post maravilhoso Mona! Anotei e baixei tudo que vc indicou.
    E péra...tô com falta de ar porque desejo muuuuuuuuuuuuito esse esmalte. Lindo de viver!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas dicas de utilidade doméstica!
    Tenho aprendido muito com a BC de vocês...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu post!! Aqui em casa a organização financeira ficou por minha conta, meu marido é muito gastador, mas planejamos tudo juntos!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. AI,AI,AI...FIQUEI SEM FÔLEGO COM ESSE DOURADO QUASE CLEAN DA REVLON...FIDIDEUSSSSSS, QUE SPETACULUNNNNNN...BEM EM CIMA DO MURO, ORA QUERENDO SER OURO, ORA QUERENDO SER PRATA...PODE ER MAIS PRÁTICO E LINDO??? A M E I I I I . . .

    ResponderExcluir
  7. Olá Monalise!!! Pensa num post que amei!!! Muito me acrescentou, aqui em casa eu também que coordeno o orçamento. Para evitar brigas, dividimos todos os gastos fixos, telefone, água, luz, supermercado.Acho mais justo assim, pois não sobrecarrega ninguém. E com o restante do dinheiro, administramos da forma como queremos. Está funcionando assim e evita muitas brigas.

    Bjusssssss

    ResponderExcluir
  8. Que tudo! Gostei de tudo a vc disse, já baixei as planilhas e vou seguir as dicas, beijokas

    ResponderExcluir
  9. Monalise!

    Sim, vc é perua, como disse no meu blog, rsrs. Mas eu to contigo! ADOREI essa cor, e AMO os esmaltes da Revlon.
    Os esmaltes da Adriane Galisteu eu comprei pela internet aqui: www.meuvicio.com.br
    Não usei ainda os da AH, mas chego lá!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Menina, vc é toda organizada. Isso é que é mulher! Sou totalmente desorganizada em finanças, casa, tudo! kkkkkkkk...
    Mas vou lá ver, só ver suas planilhas!
    Amei foi o ouro do esmalte! Mega chique!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  11. Oi Mona,
    amei o post.
    Lindo o esmalte.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Extremamente organizada! Parabéns!
    Tbm sou super organizada, e geralmente tenho que me virar com o mínimo do mínimo, e sempre dá certo, por conta da organização.

    esmalte lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Monalisa!
    Adorei suas dicas,principalmente as planilhas.
    OrganiSAr é sempre o melhor caminho...
    Seu esmalte é lindo!
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei...e sabe e maioria das coisas fazemos igualzinho...rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Bem oragnizada, hein? Gostei do esmalte fashion!
    http://anabelaemblogagenscoletivas.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá Monalise!!!
    Amei todas suas dicas e mais ainda o esmalte!!!
    Parabéns!!! Bjs ♥

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!