SOCIAL MEDIA

Livro a árvore generosa de Shel Silverstein

20 de outubro de 2020

 Hello pessoas, como estão? 


Livro a árvore generosa de Shel Silverstein
Pedro Nogueira

Esse é um livro belíssimo que vai falar sobre relacionamento e sentimento e a temporalidade entre os dois personagens principais, o autor dessa obra é Shel Silverstein que era poeta compositor, músico, e cartunista, e tinha uma sensibilidade apurada.  

A temporalidade que eu me referi é sobe o menino e a árvore, pois vai desde a infância do menino até sua velhice, algo maravilhoso para mostrar para as crianças. Além de despertar diálogos no sentido de quanto podemos preservar uma amizade.  

A narração se inicia mostrando a relação entre o menino e a árvore e todas as brincadeiras que os dois tinham diariamente, inclusive o menino diz em uma das páginas que ele amava árvore profundamente e a árvore por conseguinte, era muito feliz.  E aí é exatamente sobre esse viés da felicidade que eu quero pontuar esse post, vou jogar aqui uma pergunta para você leitor pensar sobre até que ponto nós podemos se doar em prol de fazer o outro feliz?

Com as crianças cabe pontuar questionamentos mais palpáveis a sua realidade. Uma das inferências que podem ser feitas é trocar o papel de cada personagem por pessoas reais do dia a dia da criança. A mãe pode ser a árvore e ele continuar sendo o menino.

O texto desse livro é muito rico e podemos partir dele para fazer várias analogias cabíveis, ou para o leitor mais “experiente” trabalhar com várias camadas do mundo infantil, é impressionante a qualidade desse texto pois cada vez que nós aplicamos a diferentes públicos, temos um retorno totalmente diferente...  AMO textos assim!

Por exemplo, para mim que sou mãe eu me reconheci na árvore, para você que é educador pode ser a relação professor-aluno. Para uma mulher que acabou de separar árvore pode ser ela e o menino sendo marido ou vice-versa... O que eu quero destacar que não tem um jeito certo de interpretar esse texto e daí parte toda a riqueza que ele pode ter.

 Livro a árvore generosa de Shel Silverstein

Aqui em casa por exemplo o tom do diálogo soou sobre o egoísmo, Pedro meu filho de 8 anos ficou com raiva do menino pelo simples fato dele ser egoísta e a árvore sempre se doar e ele nunca está satisfeito, inclusive no dia que li mostrei no stories do meu Instagram, clique aqui para ver os destaques. 

Continuando a história.... cada vez mais o menino queria mais da árvore e conforme ele ia crescendo às suas necessidades iam aumentando, primeiro ele levou as maçãs da árvore embora para conseguir dinheiro... Depois ele levou seus galhos para fazer uma casa... Depois levou o seu tronco para fazer o seu barco e viajar pelo mundo... E a árvore mesmo assim, continuou se doando por inteira e se sentia muito feliz, o autor inclusive pontua isso a todo momento dentro do texto.


Livro a árvore generosa de Shel Silverstein


Essa obra foi traduzida aqui no Brasil por Fernando Sabino que era escritor, jornalista e editor brasileiro, especialmente essa tradução tem um ritmo muito legal para contar a história, várias técnicas podem ser usadas, como por exemplo, nesse vídeo aqui

Livro a árvore generosa de Shel Silverstein

Livro a árvore generosa de Shel Silverstein



Acho que por hoje é só, eu espero que vocês tenham gostado da postagem e se você quiser contribuir nos comentários com sua experiência leitora será muito legal para quem no futuro, encontrar essa postagem.

Deixo AQUI o link de compra do livro na Amazon, comprando pelo meu link você ajuda o Blog, no mais é isso! 


PS: Você também encontra atividades para fazer com o pequeno clicando aqui

Um comentário :

  1. Ah! Parece ser um livro cheio de ensinamentos. Amo livros infanto-juvenis.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!