SOCIAL MEDIA

Livro Pedro vira porco espinho

28 de março de 2019
Olá tudo bem?

Hoje quero falar com você a respeito do livro Pedro vira porco espinho, de Janaina Tokitaka. 

Livro Pedro vira porco espinho

Bom, recebemos esse livro do Itaú com o projeto leia para uma criança, que é um projeto bem legal (na minha opinião um dos melhores) para incentivar a leitura e um momento entre pais pais e filhos. 

Na verdade eu entendo que a leitura em si vem em segundo plano nesse contexto, o maior incentivo que esse projeto pode ter, é promover momentos entre pais e filhos de interação lúdica e criativa. Aqui nesse vídeo eu mostro como eu incentivo a leitura, no vídeo são os últimos livros comprados. 

Livro Pedro vira porco espinho

Mas vamos falar do Livro, da leitura e das vertentes que podemos trabalhar com nossos filhos. Basicamente o livro vai contar a história do menino Pedro que toda vez que fica bravo se transforma em porco espinho. 

Na verdade temos a impressão de que Pedro é um menino um tanto manhoso e birrento (coisa normal na nossa vida materna) e que ao ouvir um não ele grita, e fica feio como porco espinho. 

Claramente essa é uma leitura que podemos trabalhar com as emoções das crianças, com sentimentos negativos e com a tristeza. 

Livro Pedro vira porco espinho

Livro Pedro vira porco espinho

Podemos dizer aos nossos filhos que Pedro é um menino que todos amam, mas quando ele faz birra ele fica feio e as pessoas que estão a sua volta ficam tristes (expressões dos outros personagens). Devemos sempre questionar quando ao sentimento que a criança vem sentindo, e porque acontece a birra ou choro sem motivo. 

Livro Pedro vira porco espinho

Como eu já disse muitas vezes nesse blog, as experiencias que tenho de leitura com meus filhos são experiencias que as coloco aqui. As vezes ao perceber que a criança vem tendo um comportamento inadequado que envolva birra ou choro é interessante que você sente e tenha uma conversa franca com a criança para entender a motivação de tal atitude. 

Não adianta só castigar, não adianta só jogar o livro para que a criança leia ou que você mesmo leia sem ter uma aplicação pratica de forma que ele possa compreender. Com esse livro por exemplo, você pode realizar a leitura e depois encaminhar a conversa para um.... Lembra filho... aquele dia que vc chorou por tal coisa... vc acha que tava certo? Aqui no livro o Pedro faz a mesma coisa, vamos ver como as pessoas ficam quando ele faz isso...... (mostrar expressões) você acha que ela está feliz ou triste? e por ai vai... 

Use sua criatividade e ajude seu filho. 

Volte para me contar nos comentários como foi sua experiencia ta bom?

Assista aqui o vídeo no qual falo mais detalhes do livro. 

Adquira o livro através do link e ajude o blog AQUI 

Aproveito para te convidar a conhecer nosso grupo exclusivo do WhatsApp em que postamos promoções de livros. Venha fazer parte da nossa equipe exclusiva através desse link 


2 comentários :

  1. adorei conhecer o projeto do Itau e essa leitura parece mesmo super bacana pra fazer com as crianças

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Acho super importante essa campanha do itau, amo esses livrinhos e leitura tem que ser presente na vida das crianças.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!