SOCIAL MEDIA

Série prevenção contra suicídio em adolescentes #POST7

27 de outubro de 2018
Hello povo lindo, tudo bem?

Perda ou ganho inusitado de peso na adolescência


Ontem falamos por aqui no blog sobre a aparência, hoje vamos falar sobre o ganho ou perda de peso.

Sabemos que existem muito fatores para o ganho ou para a perda de peso, e mais que tudo, esse pode ser um assunto muito mais importante do que pensamos, ele está ligado diretamente a saúde e ao emocional de cada pessoa.

Muito são os motivos que podem levar as pessoas a ganhar ou perder peso, mas vamos delimitar o assunto trazendo para a vida dos nossos adolescentes. Jamais uma mãe em sã consciência vai pensar que seu filho pode ganhar ou perder peso por conta de distúrbios que ela esteja passando, o primeiro fator que levaremos em conta é: devem estar comendo porcarias, ou não comem.

Esse realmente é um dos sintomas que em meu ponto de vista, é um dos mais difíceis de serem relacionados a problemas psíquicos. Eu por exemplo, na minha postura materna jamais ligaria uma coisa a outra. É por isso que devemos sempre procurar um especialista, com certeza ele enxerga isso com mais facilidade do que nós. Também existem cursos online que ajudam muito nesse processo. 

Bulimia e rotina alimentar

A rotina alimentar deve estar ligada aos padrões de uma boa alimentação para a faixa de idade de seu filho, claro, sabemos quando nossos filhos apresentam dificuldades para comer ou para ‘parar” de comer, ou ao contrário, comer em excesso, o que precisamos é identificar os gatilhos que o levam a fazer isso.

Esses gatilhos podem ser emocionais ou comportamentais, mas o fato é que a mente nos “engana” dizendo que tal hábito é bom para nós, quando na verdade ela (mente) vai “mascarar” para que você entenda de uma forma positiva.

Algumas pessoas até apresentam casos de bulimia, precisamos estar muito atentas a isso. Esse é um dos comportamentos que devem ser alinhados a outros para identificar que algo está acontecendo com seu filho. Muitas vezes ele pode estar sofrendo bullying e você não esteja sabendo.

Cinquenta por cento dos casos geralmente ocorrem em meninas, elas estão mais suscetíveis a esses padrões e comportamentos. Os meninos geralmente são mais calados do que as meninas e se fecham no “mundinho” deles.

Então chegou a hora do conselho da tia mona: nunca deixe de conversar com seu filho, nunca deixe de amar ele, não desista jamais dele, por maior que as dificuldades pareçam.

Bom acho que essa foi a nossa conversa por hoje, beijos e até 😊

Aqui um curso sobre auto estima que irá te ajudar muito. 

2 comentários :

  1. Concordo plenamente com o seu conselho, acho importantíssimo que mães e pais estejam atentos aos seus filhos e conversem com eles, essa é a melhor forma de descobrir se ele está passando por um momento ruim por causa do seu peso. A saúde mental está diretamente ligada à saúde física.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. esse com certeza é um dos sinais da depressao, temos que estar atentas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!