Hello gente linda, estão bonzinhos?
Hoje venho falar de um livro bem especial e bacana que tive o privilégio de ler, recebi ele através da TAG Experiencias Literárias (veja aqui o que é) e eu nunca havia lido Rachel de Queiroz (minha conterrânea) embora tivesse o conhecimento de sua escrita fluída e impecável.
Imagina você, essa belezura de livro com essa capa e lombada linda se eu não enlouqueci assim que abri a caixinha?
Mas vamos falar do conteúdo do livro, pois não adianta ser bonito se não é bom, né verdade?
Bom... No inicio achei o livro um pouco parado, mesmo assim continuei, não quis pesquisar nada sobre ele antes para ter uma opinião sincera sem influencias...rs
O livro vai trazer a história de três amigas que se conhecem num internato de freiras. A narrativa é feita por Guta (Maria Augusta) que já tem um inicio bem trágico tendo que ir parar nessa escola, as outras Marias são Maria da Glória e Maria José.
Maria da Glória era órfã de pai e mãe, Maria Augusta tinha pai e madrasta e Maria José tinha família, pai e mãe mas que depois vieram a se separar. O livro narra a história das meninas no internato no tempo em que estudavam lá, contam histórias de outra personagens como Hosana e Dona Júlia que dão uma espécie de noção para o leitor de como era dura a vida. Tinha também a história de Jandira, filha adulterina que me chamou a atenção por mostrar como o preconceito pode estar inserido na vida e como ele pode influenciar...
O nome do livro faz referência as três marias do evangelho e as meninas receberam o apelido por serem inseparáveis. Foi a professora Irmã Germana quem as apelidou (pág. 34).
O leitor também conhece a história de Teresa Pinheiro, que fugiu do colégio para viver com o grande amor da sua vida deixando para trás sua pequena irmã Celeste, em especial essa história me marcou e foi em mim o primeiro fato que me chamou a atenção.
A questão tempo no livro é bem importante, depois de saída do colégio Guta volta para a casa da madrasta e do pai e lá fica por um bom período. Então começa a trabalhar e vai morar sozinha em uma pensão. Temos então a evolução dessa personagem que assume a rédeas das sua vida e ai então o livro começou a ficar bem interessante. Guta se torna uma mulher.
Descobre que a vida adulta não era assim tão cheia de sonhos como ela imaginara, então, para que seu tão pouco dinheiro suado pudesse render quem sabe um vestido novo Guta vai morar na casa de Maria José e divide o quarto com ela.
Nesse período elas souberam de Glória que tinha um noivo e iria se casar. Afonso era generoso e quis aproximar Maria José e Guta para participarem desse momento especial na vida da noiva. O noivo gostava muito de artes e certo dia levou Guta ao Teatro e foi lá que ela conheceu e se apaixonou perdidamente pelo pintor Raul.
Raul foi seu primeiro grande amor. Guta manteve com ele durante um período um relacionamento secreto que também é narrado no livro, depois descobriu que o Raul estava na verdade querendo algo que Guta não poderia dar a ele.
Aqui a inocência de menina mulher de Guta me comoveu. É como se o mundo se apresentasse a ela de uma forma suja, me comovi e me senti acuada igual Guta ficara na história. Ela então desfaz o relacionamento e sofre a perda do primeiro amor.
E quem ai se lembra como é perder o primeiro amor? Ai que nostalgia! Lembrei de como perdi meu primeiro amor (lá por volta dos 16 anos). Como foi difícil, como foi duro. Na época eu achava que nunca mais iria me recuperar... rs que estaria fadada ao fracasso de todos os relacionamentos da minha vida, quanta imaturidade!
Gusta viaja para amenizar essa grande dor e nessa viagem descobre um novo e verdadeiro amor. Descobre o sentido real de amar, de beijar e de ser acariciada. Se entrega por inteiro, entrega o coração... E algo acontece com esse amor e Guta abraça a vida, como se abracasse a dor. Não vou contar porque seria spoiler. Posso adiantar que o final é triste e angustiante e deixa no leitor uma sensação de impunidade.
Eu categorizei com 4 estrelas no aplicativo dos associados da TAG.
Leiam esse livro fantástico! Tenho certeza que vão amar!
Finalizo por aqui ... até breve!
****
Pegue aqui o cupom de desconto da TAG Experiencias Literárias caso queria assinar.
Compre o livro através
desse link e ajude o blog
Venha conhecer nosso canal no
Youtube aqui
Olá, estou fazendo um trabalho da faculdade (Letras Português) sobre Raquel de Queiroz, onde vou imprimir capas de seus livros e distribuir à turma com trecho no verso de cada respectivo livro. Poderia me ajudar a encontrar um site ou blog que tivessem fragmentos dos livros, pois senão minha pesquisa irá ficar extensa demais. Agradeço muito, Débora.
ResponderExcluir