SOCIAL MEDIA

Tipos de Batatas

27 de junho de 2012
Eu e minhas duvidas que surgem assim, inesperadamente... e aquilo fica me encucando até eu ir pesquisar. 
As vezes são coisas simples... como por exemplo, BATATAS. Isso, batatas, eu queria saber de onde vem essas batatas que compramos nos mercados, ai acabei descobrindo que as mais comuns são plantadas no Brasil mesmo. 


Imagem aqui

Depois que pesquisei de onde vinham, decidi que queria saber para qual cada uma era mais indicada. Achei o descrito abaixo na internet, gostei, bem explicadinho. Compartilho com vocês.

Tipos de Batatas
(Para Fritar)

Atlantic  Essa batata tem uma forma oval, com polpa branca, sua casca é áspera. São ótimas para fritar como “chips” ou até mesmo em rodelas.
Asterix  Sua forma é oval e comprida, com casca vermelha e sua polpa tem a cor amarelo claro. Essa batata é mais utilizada para fritar em palitos, é muito saborosa e pode ser congelada.
Bintje  Tem uma forma alongada, sua casca é amarela, a polpa é amarela clara e possui um sabor neutro. Esse tipo de batata pode ser cozido ou até mesmo frita.

(Para cozinhar ou assar)

Ágata  Possui um formato oval, sua casca tem cor amarela e a polpa é clara.
Monalisa – Tem um formato oval alongado, com polpa amarela clara e sua casca também é amarela. Ela fica com uma consistência firme ao cozinhar.
Mondial  O seu formato é comprido de casca amarela e sua polpa é de um tom amarelo claro. Após o preparo esse tipo de batata tem um grande rendimento, geralmente são usadas para fazer purês.
Doce – É uma batata comprida, com casca vermelha escura, sua polpa é branca e cremosa. Possui um sabor adocicado, é rica em vitamina A.
Barôa  É conhecida como mandioquinha-salsa, com um formato fino e comprido, com casca e polpas amarelas. Seu sabor é bem acentuado, é ideal para purês.
Yacon  Essa batata é muito parecida com o doce, sua casca é marrom. Ajuda a controlar os altos níveis de glicose no sangue.
Araucária  É alongada, com polpa e casca amarelas.
Baraka  Possui um formato oval, com polpa e casca amarelas claras. Pode ser utilizar para frituras também.
Elvira  Tem um formato alongado, sua polpa e casca são amarelas.
Fonte: Web

Beijos

5 comentários :

  1. Mona,
    Aqui em Fortaleza nem sei qual é a batata que eles vendem, mas só tem um tipo mesmo. E nem sei o nome, aliás, nunca vi um nome de batata, se é asterix ou outra qualquer. Só tem assim: batata! E onde for só tem ela e pronto! Muito chato isso, pois sei que tem um monte de variedades mas só se for aí para o Sudeste mesmo.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  2. Adorei as informaçoes sobre as batatas.Quantos nomes e caracteristicas
    diferentes! tem até uma parecida com teu nome!
    Quando eu morava em S.P. comprava muito falar batata Yacon. Agora aqui no Rio, tem muita batata Asterix eu prefiro essa batata, pois é boa pra tudo. Aqui eles falam batata barôa, para a mandioquinha, e já me acostumei.
    Bom fds
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  3. Coisa que as vezes a gente nem imagina né?

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Até hj não entendo os diferentes tipos de batatas kkk esse post vai me ajudar. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Monalise, eu tive o mesmo faniquito e pesquisei muuuuito sobre batatas também. No meu blog coloquei as coisas que descobri e citei seu blog e sua foto! Obrigada por me ajudar nessa pesquisa! Não deixe de me avisar se não gostar de eu ter usado seu texto!

    BJS

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!