SOCIAL MEDIA

A importância de usar material esterilizado

5 de novembro de 2013
Esse é um post de utilidade pública entre as mulheres, todas devem ler.

Há meses venho tratando de uma doença em minha unha do pé, e tudo isso, por falta de cuidado, meu e do salão onde era cliente. Pensei muito antes de escrever esse post pois fiquei com vergonha de postar as fotos, mas... eu não estaria sendo honesta se não dividisse mais essa "experiência".

Frequentei durante anos um salão lindo, com decoração impecável, manicures sempre a disposição e tudo que era necessário para que eu como consumidora me sentisse bem. Bem como o ditado diz, "quem vê cara não vê coração". Por traz de toda essa beleza, faltou a higiene e a falta de compromisso com o cliente.

Adquiri Onicomicose, mas conhecida como: micose de unha. Imagina a situação, eu como consumidora me senti lesada e fiquei extremamente chateada, ainda mais com a postura que a dona do salão teve. Não vou mencionar o nome do salão porque acho deselegante, mas vou repassar a vocês minha chateação, que sirva de alerta.

Depois desse episódio, fiquei mais criteriosa em relação ao serviço de manicure e pedicure que eu contrato. E hoje meu post é pra mostrar como tudo nessa vida tem jeito!

O tratamento para micose na unha é longo e feito com medicação (pomada + remédio), muito chato e muito demorado. O sofrimento maior nesse episodio inteiro é a demora, é ver que sua unha está mais escura, que você não pode esmaltar e nem usar aquela sandália mais aberta nos dias quentes... Olha gente, vou falar uma verdade... UMA PUTA CHATEAÇÃO!

Cuidando das unhas
Alicates esterilizados, abertos na hora pela manicure. 
Agora frequento a podóloga que trata minhas unhas onde me sinto segura com o serviço. Faço questão de ver os alicates sendo retirados na minha frente no momento em que vou cuidar das unhas. 

Cuidando das unhas
Utilizo minha própria base, levo para o salão


Cuidando das unhas

Minha manicure usa luvas descartáveis e todo o material, até a lixa é descartável. Vejam nas fotos a seguir:   

Cuidando das unhas
Unha doente sendo tratada

Cuidando das unhas

Cuidando das unhas

Fora que é um dor enorme quando tenho que limpar...

Cuidando das unhas
#vergonhadafoto 

Sinceramente, a melhor forma de você se prevenir é fazendo suas próprias unhas (no meu caso impossível, não tenho tempo) ou optando por pagar por um serviço mais caro e mais higiênico. Entre os especialistas a melhor solução é montar seu próprio kit manicure. 

Para saber mais:

Pesquisando na internet, achei algumas informações relevantes que valem muito escritas por Lucia Mendel:

Quais são os riscos?
1. Micose de unha ou de pele. É uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína presente na unha e na pele. Quando uma pessoa com micose usa lixa, espátula, alicate ou outro material de manicure, deixa fungos no instrumento. Se outra pessoa usar o objeto contaminado, entra em contato direto com os fungos e pega a infecção. O tratamento à base de antifúngicos de uso local ou por via oral costuma ser longo. No caso da micose de unhas, pode se estender por meses. Melhor evitar.
2. Olho de peixe. É uma verruga causada por vírus. Por estar na sola do pé, fica achatada e parecida com um olho de peixe, daí o apelido. Assim como os fungos, os vírus causadores de verruga também podem se instalar em alicates, lixas de unha ou lixas de pés. Este tratamento também pode ser demorado, levando dois a três meses.
3. Doenças virais. É o caso de hepatite B ou C. Um estudo publicado em 2010 constatou que poucas manicures de São Paulo esterilizam adequadamente os alicates usados na remoção de cutículas. Isso representa risco de se contrair hepatites virais tipo B e C. Essas hepatites são doenças graves: causam falência do fígado, cirrose e predispõem a câncer de fígado. A principal forma de contágio é o contato sexual, mas também se contrai o vírus pelo contato com sangue contaminado, que pode estar presente num aparentemente inofensivo alicate de manicure. O vírus de hepatite B, por exemplo, sobrevive por até uma semana fora do organismo humano. Portanto, é possível haver vírus ativo em um alicate para cutículas. O risco é sério.
Leve seu kit
Se você não tem o seu kit, certifique-se de que o salão de manicure conta com um bom método de esterilização dos materiais de metal e que de fato joga fora tudo que seja descartável. Mas o que eu recomendo é que você tenha seu próprio alicate de cortar unhas, alicate de cutículas, espátula, pauzinho de laranjeira, lixa para unhas e lixa para pés. Não é muita coisa para levar e pode evitar doenças.

Site do Wikipédia:


Quando a minha unha estiver completamente curada eu venho mostrar para vocês. 
#ficaadica

10 comentários :

  1. Olá Maonalise, que coisa chata né, espero que vc se livre logo deste incomodo, essas micoses são persistentes, já tive outro tipo e realmente foram meses de tratamento! Acho que o ideal é termos nosso próprio kit p levar no salão e sempre esterelizado Bjinhosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Monalise não é vergonha é informação sinto muito pela sua unha e nossa esse salão tem que ter vergonha.
    Eu faço o pé no salão 1 vez por mês e ja estava pensando em comprar o meu kit de unha porque é claro se Eu perguntar para a manicure ela vai dizer que esta tudo esterilizado .... obvio e logo eu que faço em um salão simples entedi não é de nome e ja venho observando que ela não troca todos os materias como lixa, palitos...
    Eu agora mesmo é que vou comprar o meu kit acho que Deus ja estava martelando na minha consciencia e vou fazer um exame para saber como estou.
    beijos e adorei o post....beijokas

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua postagem, agradeço por compartilhar, abraços carinhosos Maria Teresa

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post
    Mais também acho que todas as pessoas devem ter seu material, pois é algo tão pessoal
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu só faça as unhas se vejo os materias sendo esterilizados.
    Esse negocio de chegar lá e já está esterilizado eu não acredito.
    Ótimo post, serve de alerta sempre.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu ando fazendo a minha em casa, meus materiais e somente minhas unhas são feitas com eles... Mas quando de repente me vejo na necessidade de fazer fora, não faço em qualquer lugar...me preocupo e levo meu alicatinho.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Monalise! Eu tenho o meu kit e não abro mão dele. Ótima a sua dica. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. OI Mona, que chato! Mas muito bom você alertar a gente sobre a importância do material estar sempre bem esterelizado. Espero que a sua unha fique logo recuperada.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  9. Eu até entendo a sua vergonha, mas a sua coragem prevaleceu.
    Esse assunto é sério mesmo. Menos mal que foi micose, né?!
    Há anos eu mesma faço mão e pé, mas é por falta de grana mesmo... kkkkkkkkkk!
    Espero que a sua unha fique boazinha logo, viu!
    Bjs
    :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa que coisa Mona. Deve ter ficado muito chateada, afinal faz anos no mesmo salão, e a dona não falou nada?
    Que bom que agora esta tratando, mas como deve doer... Melhoras para as unhas. O jeito é comprar um kit e levar, mais garantido. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!