Sem eles impossível viver.
Eu cultivo alguns hábitos que me fazem bem, e o último que inseri em minha vida foi relacionado a alimentação. Comer de três em três horas certinho para acostumar meu corpo a queimar mais calorias do que o necessário, foi um ótimo hábito que criei para mim.
Nosso cérebro tem uma enorme capacidade para criar hábitos e para memorizá-los de forma que eles nunca sejam esquecidos. Mas nosso cérebro não tem capacidade para distinguir o que são hábitos bons e ruins.
Os hábitos surgem porque nosso cérebro está sempre tentando achar um jeitinho pra economizar energia, para não pensar mas na atividade que estamos realizando e com isso, nos colocar na "tecla" automática.
Então reconhecer os hábitos que nos fazem bem ou mal não é tarefa fácil, mas depois que reconhecemos, para mudá-los, leva tempo.
Para que um novo hábito seja criado é necessário que haja uma deixa, depois a rotina daquela deixa e com isso a recompensa. Vou dar um exemplo claro. O exemplo de quem fuma.
Quem fuma adora na maioria das vezes tomar um café, a deixa para fumar naquele horário é o cafezinho, depois vem o prazer que o cigarro causa e a recompensa (o ato de fumar).
Esse trecho da reportagem publicada no portal R7 traduz exatamente o meu pensamento sobre o livro:
Duhigg
traduz para leigos o que leu em centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com
cientistas e executivos e pesquisas com empresas. O autor apresenta um
argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar
bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas
revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam.
Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e
sucesso, vida e morte.
Retirado do Portal R7, aqui.
Compre o livro através do link abaixo e ajude o blog
De fato um livro muito interessante, mas o que mais me valeu nele é saber que somos nós os responsáveis por criar hábitos bons ou ruins e cabe a nós, identificá-los para a mudança da nossa vida.
Mona,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Deve ser bem interessante mesmo, saber que somos nós que acostumamos nosso corpo e mente a ter bons e maus hábitos.
Gostei!
beijos
Adriana
interessante
ResponderExcluirAdorei a dica do livro. Mudar um hábito é preciso bastante perseverança e paciência. Desde o ano passado estou em processo de emagrecimento. Já se foram 22 kg, mas no início é difícil trocar um hábito que você vem fazendo há anos (alimentação errada), por um novo hábito (alimentar-se corretamente). Vou procurar este livro.
ResponderExcluirBeijos,
Ju
Gostei muito da dica, não conheci o livro. Tudo que preciso nesse tempo, porque estou a pouco mais de 1 ano melhorando meu hábito de consumo, fiz avanças e quero avançar mais ainda. Acho que esse livro pode ajudar. E adorei seu blog! Parabéns! E obrigada!
ResponderExcluir