SOCIAL MEDIA

Organizando as contas e a vida

11 de março de 2013

Eu já fui do tipo que comprava com cartão de crédito sem a mínima culpa, já fui doida a ponto de comprar 4 pares de sapatos de uma só vez, comprar bolsas sem necessidade, relógios, roupas. Claro que essa loucura não poderia ter outro resultado se não o nome sujo na praça!

Até que isso ocorresse, demorou muito e essa minha vida sem freios durou cerca de dois anos. Analisando a situação hoje, sei que fui longe demais, mas as vezes na vida precisamos nos perder para depois nos acharmos, ditado que me coube bem.

E foi nessa turbulência que me achei, me encontrei e descobri aptidões que eu jamais pensei ter. Descobri que eu posso ter mais coisas economizando! Busquei, me certifiquei e mudei totalmente meu modo de pensar, meu "eu" consumista ficou lá atrás, graças a Deus!

Para tudo que vou comprar, eu sempre analiso se realmente vou precisar daquilo ou disso, e na maioria das vezes, descubro que é puro luxo. Não me condenem mas nós mulheres, podemos viver com beeeeem menos, e não o fazemos por puro luxo!

Vou mostrar como eu organizo as contas e como controlo todo o meu planejamento financeiro. Desde o ano passado, quando realmente tomei as rédeas das finanças aqui em casa, muitas coisas mudaram. Planejamento financeiro requer paciência, parcimônia, alem de dedicação e tempo.

Algumas atitudes adotadas por mim e minha família variam de acordo com nossos hábitos, mas você pode adaptá-los conforme a rotina da sua casa.  Vejamos como eu me organizo:

- Eu não utilizo planilhas, utilizo agenda e caderno.

Para mim que tenho crianças pequenas e que sempre estou correndo de um lado para o outro, funciona melhor a agenda.

- Uma vez por semana programo as contas para pagamento na data correta.

Não aceito pagar juros pra ninguém, multa então é algo que me deixa brava, sempre ligo, negocio. Uma vez por semana programo todas as contas para que elas sejam pagas na data correta, e no mesmo dia imprimo o comprovante de pagamento das contas da semana anterior, depois faço a baixa no caderno e arquivo. Não gosto de acumular papéis, me perco.

- DIARIAMENTE anoto os gastos que tive no dia e ao final do mês, faço a somatória e dessa forma, consigo analisar onde há gastos que precisam ser cortados. Para que todos entendam sempre mostro ao final do fechamento as somas e assim todos tem conhecimento do que precisa ser economizado.

- Marido e eu sempre entramos em um acordo, sempre estamos um tentando ajudar ao outro, orientando e analisando juntos o que realmente precisa ser comprado ou não.

- Todos os meses, separo uma quantia para compra de roupas, sapatos e afins. Em um mês utilizamos a verba para uma pessoa da família e em outro, para outro membro, assim estamos sempre com roupas apresentáveis sem tem que gastar muito.

- Evito entrar em lojas com grandes liquidações, na maioria das vezes somente 3 a 4 peças tem descontos que realmente valem a pena, assim não fico tentada.

- No meu planejamento financeiro sempre deixo uma reserva para o mês de Janeiro maior, pois aqui em casa, é sempre esse mês o de maior gasto. Tenho taxas de escolas, re matriculas, compra de novos uniformes, material escolar e despesas com IPVA e etc. e por serem 3 crianças, ou seja, gasto triplicado!

- Minhas compras na maioria das vezes são sempre a vista - sempre acompanhadas de pedidos de desconto!

- Não facilito nada para as crianças, se querem um brinquedo ou algo mais caro eu negocio e por mês crio algumas regrinhas que devem ser cumpridas (arrumar o próprio quarto é uma delas!) para que o valor seja adquirido ao final do mês. Funciona muito bem aqui em casa.

Essas são algumas regrinhas que faço por aqui, planejar é algo que dá muito trabalho (no começo), mas que no fim o resultado é sempre positivo e uma conta bancária com saúde. Planejar é sonhar! #ficaadica.

Créditos de imagem aqui

11 comentários :

  1. Mona,
    estás certissima. Não precisamos comprar tudo que vemos. Sou como vc, penso muito antes de comprar. Não sou consumista ao extremo. Sou muito controlada. Também sou daquelas que detestam passear no shopping lotado, com isso as tentações diminuem consideravelmente. :)
    Boas dicas!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. É muito bom organizar nossas finanças, dá um sentimento muito bom ter pouca conta pra pagar e ter dinheiro sobrando todo o mês.
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Monalisa!
    Adorei as dicas e realmente planejar faz bem pra tds!
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa... eu ainda tenho muito o que aprender nesta área, viu! Não sou consumista, não sou de compras em shoppings e tals, mas eu preciso aprender a anotar os meus gastos, a planejar tb.
    E o principal: esquecer que tenho cartão de crédito e procurar comprar as coisas à vista, com a grana na mão.
    Adorei as suas dicas, viu!!
    Bjns
    :)

    P.S.: te vejo no dia 23, então... ebaaaa!

    ResponderExcluir
  5. Oi Monalisa
    Realmente planejar faz toda a diferença..Aqui em casa optamos por apenas um cartão de crédito, consiguimos reduzir os custos pela metade...
    Te vejo dia 23...
    Beiinhos
    http://meusamoresvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu texto!!

    Eu sou uma consumista controlada, gosto muito de gastar dinheiro, faço a maior parte das compras a vista e dentro do meu orçamento.

    No começo do mês faço uma lista com tudo que tenho que pagar, guardo uma parte e o que sobrar eu posso gastar, com roupas, maquiagens, sapatos e afins.

    Anoto tudo na agenda e no fim do mês passo para a planilha, como meu pc quebrou abandonei a planilha por um tempo.

    E todo troco que sobra e vai ficando perdido na bolsa, carteira eu coloco em um cofrinho.

    Sempre procuro produtos de qualidade e com um bom preço.

    Adorei suas dicas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Monalise, saudades
    Li todo o seu texto e adorei as suas dicas. Pelo que eu li, está dando certo a sua planilha que facilitou seu orçamento. Aqui em casa, é o marido quem contabiliza o dinheiro (ele é contador) Eu gostaria muito de assumir esse responsabilidade, mas são tantos anos! e tudo deu certo até agora! Minha colaboração é na economia, não tenho tentações e nem sou consumista. Sorte dele, sorte nossa.
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mona...Saudades de vc. Hoje estou com um tempinho e resolvi visitar o seu blog. Adorei as suas dicas.

    ResponderExcluir
  9. Coisa difícil essa organizar a vida financeira, eu aprendi da pior forma difícil...mas agora as coisas entram no jeito.

    Eu anoto na agenda minhas despesas e sempre busco deixar um valor pra extras...antes eu gastava tudo antes de receber....

    ResponderExcluir
  10. Mona, vc sabia que aqui na Inglaterra nao existe isso de pagar as coisas parcelado? Simplesmente nao existe. Eu sou meio desorganizada com as contas, mas sempre compro a vista e dentro do possivel. Excelente post, bjos =*

    ResponderExcluir
  11. Olá Moanlise,
    Vi seu blog na BC da Larissa.
    Adorei o texto , aqui uso planilhas, mas as vezes falhamos nas contas.
    A disciplina é importante, preciso voltar a anotar as despesas...rsr
    Excelente post, parabéns!
    bjs
    Paty

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!