SOCIAL MEDIA

A escola do meus filhos

27 de março de 2012
Outro dia, conversando com minha irmã sobre a evolução que a minha filha Letícia teve e está tendo na escola, fiquei super feliz. Letícia começou a ler aos 6 anos, apesar dela sempre ter mostrado interesse pela leitura, nunca imaginei que ela começaria tão rapidamente. Eu quando pequena, lembro bem, tive muitas dificuldades para aprender a ler.

Acho que boa parte dessa facilidade se deve a escola dela, e ao nosso incentivo. A escola possui um sistema de ensino que eu particularmente amo. A programação escolar tem muitas atividades lúdicas, arte, reciclagem, pintura em tela, esportes e claro, muito aprendizado!

A cada trimestre ele utilizam uma apostila, além das atividades extras que sempre são programadas e muito bem organizadas. No primeiro dia de aula, já recebemos a programação anual, com datas, horários e tudo que envolve cada evento da escola. Eu que sou super "caxias" e anoto TUDO na agenda, pra não esquecer de nada... adoro.

A Escola também tem projetos que envolvem doações em instituições de caridade, páscoa solidária e projetos em que as crianças trabalham com lego, é como se fossem uma competição entre equipes.

As atividades físicas também fazem parte da vida da criançada, eles montam apresentações, trabalham com o tema de reciclagem, aprendem a apresentar trabalhos (sim gente... eles decoram e apresentam os trabalhos como se estivesse na faculdade, acho fantástico) e tem uma mega feira cultural no segundo semestre.

No começo, eu e meu marido achamos o colégio um pouco puxado, mas como sentimos que a Letícia estava numa fase de "curiosidade", resolvemos ver no que ia dar. Hoje ela está no terceiro ano e já adaptada as regras e a rotina da escola. Chega, janta, faz a lição (as vezes até me assusto com a rapidez) e vai ver TV. Tudo simples, rápido e com objetivo. Os dias (raros) que ela não tem lição de casa, está sempre com o livrinho da biblioteca, lendo.

Mas na verdade, o que eu quero falar com vocês é sobre o sistema de ensino, vocês acham que é uma boa? Eu particularmente, até conhecer a escola da Letícia não acreditava muito... até que vi a diferença que isso faz na vida da criança... O sistema de ensino que me refiro é o apostilado como Anglo, Objetivo, Positivo etc.

Há dois meses, João entrou na escolinha também, está no maternal II e também já tem apostilas! Nessa idade (2 a 3 anos) eles estão aprendendo e começando a entender o mundo, então a apostila trabalha muito assuntos como cores, formas, coordenação motora. Além disso, eles tem cinema (com pipoca e suco) e aulas em que as professoras contam histórias. É um barato.

Meninas o que vocês acham de escolas com sistema de ensino???

Li muitas matérias a favor e contra... mas quero saber o que as meninas que acompanham o blog pensam.

Imagem aqui

4 comentários :

  1. Oi, Monalise! Tenho dois filhos que sempre estiveram nas mesma escola um do outro, em anos diferentes. Teoricamente, deveria ser tudo igual, pois o "sistema de ensino"da escola é o mesmo. Só que isso nao acontece. O que faz a diferença para um estar mais conectado com as matérias e com as coisas a aprender é a professora.

    Uma professora mais relaxada vai obter um resultado menos interessante do que uma professora mais empenhada.

    Tivemos já estas duas experiências, diversas vezes. Com as professoras interessadas, as crianças deslancham, e com as relaxadas as crianças se entediam.

    Quando eu digo relaxada, estou querendo dizer que é menos proativa e que instiga menos a criança.

    Letícia deve estar sendo incentivada pela profe e por vcs, e deve estar tendo uma motivação interior que a faz focar na escola e essa soma está rendendo bons frutos.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Monalise, baixei aqui através de uma chamada da Fernanda Reali, e o tema me interessa. Bem, eu não consegui entender exatamente qual o método pedagógico da escola. Parece que trabalham com apostinhas, o ensino é globalizado - integrado e são feitas oficinas. Bem, esse colégio é bem parecido com a escolinha do meu filho. Ele está na pré escola e já trabalha apostila desde o ano passado, agora ele está no Pré 1 com 4 anos e faz dever de casa 3 vezes por semana + a leitura em casa com um livrinho por semana. A escola tem uma abordagem construtivista, a criança é convidada a construir seu próprio conhecimento, apresentada ao conteúdo mas trabalha com ele e experimenta cada conceito para poder formular suas próprias hipóteses. Eu confesso que gosto deste jeito e estou cogitando colocar ele numa escola bilingue no ano que vem que tem a mesma abordagem.
    Só não entendi quando vc pergunta o que achamos de escolas que tem sistemas de ensino e todas as escolas tem seu sistema, sua abordagem, seu projeto pedagógico. Pelo menos todas as escolas sérias, particulares e públicas devem ter um documento que dá o direcionamento para a equipe pedagógica. Bem, falei pra caramba, mas como eu disse o assunto me interessa. Abraço e parabéns pela filhota e pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Penso que vocês fizeram muito bem em experimentar e ver como Letícia se adaptaria, numa escola que tem um sistema no qual vocês acreditaram. A gente tem que confiar e acompanhar de perto - e se vê que a criança está feliz, está aprendendo, está motivada e a gente se sente parte também - então a escolha foi certa. A escola da minha filha tem coisas diferentes e outras semelhantes ao que descreves - hoje ela já está no terceiro ano do ensino médio e sei que a escolha foi a certa... mas olhei de perto, acompanhei o tempo todo, buscando a certeza de que estava feliz e que a escola estava contribuindo e reforçando os valores nos quais acredito! Abs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mona!
    Tive a impressão de vc estar descrevendo a escola dos meus filhos.
    É tudo assim bem organizado e planejado. No começo do ano já recebo todos os horários inclusive das provas e reuniões com professores.
    Tive o meu filho mais velho em escola sem esse sistema apostilado, usando livros e depois ele foi para uma escola que usava apostilas. Eu gostei muito do ensino apostilado porque eles cumprem o cronograma estabelecido e estudam todos os assuntos abordados mais a fundo. Diferente do que acontece com os livros. Na nossa época eram poucas as escolas que usavam apostilas...apenas essas que hoje fornecem essas franquias.
    Eu não me recordo de ter terminado um livro inteiro enquanto estudava...é muito assunto para pouco tempo e muita coisa que não tem importância.
    Meu mais velho entrou numa excelente faculdade sem precisar fazer vestibular por causa desse ensino mais focado.
    O meu caçula também está na mesma escola que o mais velho estudou e gosta do sistema.
    Ele já vinha de um maternal, jardim e pré apostilados e assim sempre foi bem estimulado.
    A escola é super organizada e a direção é pulso firme focada na educação. Isso ajuda muito também.
    Eu gosto do sistema e não tenho do que me queixar.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!