SOCIAL MEDIA

Como falar positivamente com seu filho

15 de novembro de 2018
Como falar positivamente com seu filho


Hoje o tema é sério, simmmmmmmmmmmm tenho percebido o quanto nós mães, andamos distraídas para falar com nossos filhos. Pra falar a verdade eu sei que a vida é tão corrida, tão estressante e fazemos mil coisas ao mesmo tempo ou cuidamos dos outros filhos e não temos a devida atenção quando nossos filhos nos procuram para conversar.

As dicas que quero mencionar hoje nessa postagem, são frutos de minhas experiencias como mãe, e agora, como mãe de adolescente. São 14 anos de vivência nessa profissão materna, acho que tenho um pouco de conhecimento para transmitir.

Primeiro se você chegou nesse texto através do google, quero dizer que tu é uma mãe moderna e em fase de crescimento e eu quero te dizer que você será uma mãe tão incrível que seu filho terá muito orgulho de você! Mas continuemos...
Falar positivamente (como mostra a imagem que ilustra esse texto) é algo bem mais complexo e que cada mãe deve se conhecer e saber o que funciona ou não para seus filhos. Aprendi que uma boa conversa, sobretudo com adolescentes, pode salvar um relacionamento.

Vou discorrer sobre tópicos para ficar mais clara a compreensão.

Filhos pequenos
Bom, aqui temos dois meninos, com dois anos de diferença e muitas brigas e discussões. Geralmente os desentendimentos ocorrem por falta de diálogo ou incompreensão da parte contrária, fora esses inconvenientes, tenho que lidar com as reclamações que sempre aparecem.

São dois meninos com muita personalidade, sobretudo um tem um gênio bem forte. São dois seres humanos totalmente diferentes, e um por ser genioso tem dificuldade de falar e se abrir, já o outro fala pelos cotovelos.

Quando sou procurada para resolver algum atrito sempre os coloco frente a frente para discutir a questão, analisar os fatos, e sobretudo, quem estiver errado deve educadamente pedir desculpas e abraçar seu irmão. Já houveram situações em que tive que ficar aproximadamente uns quarenta minutos conversando sobre os ocorridos para enfim, conseguir que eles chegassem ao consenso de quem estava errado.

Crianças pequenas tem mania de gritar, de discutir, de se estabanar no chão se jogando ou fazendo birras. É preciso muito calma e jogo de cintura quando isso acontecer. Sempre desço ao mesmo nível (altura) e procuro falar olhando nos olhos diretamente. Minha expressão nunca demonstra nem repudio e nem alegria, apenas falo. O tom da minha voz é sempre suave e audível.

Jamais quando vou dialogar com meus filhos eu mexo no celular. Jamais eu deixo que eles mexam no celular. E quando preciso resolver algo sério, peço para sentar ao meu lado ou próximo e aguardar para resolver tudo o que estava fazendo e assim dedicar minha atenção exclusivamente ao que ele tem para me falar.

Por maior que seja a correria, eu sempre sigo esses métodos. Após algum deles me relatar o que ocorreu, eu chamo os dois e então começamos o processo de reconhecimento do culpado e possível penalização por seu ato.

Conversar com adolescentes se torna um pouco mais complicado pois eles querem sempre ter razão no que falam. Querem sempre impor a verdade deles. Nesse caso, ainda estou aprendendo a lidar com isso, mas tenho notado que uma conversa vale muito mais que uma discussão.

Confrontar eles diretamente, é a pior coisa que você vai fazer, se isso ocorrer, certamente o problema não terá resolução, o choro vai se iniciar e nada será concluído, além do nervoso que passamos. Conversar com eles de modo que façam pensar sobre a situação que estão vivenciando e tentar argumentar no sentido da experiencia (que você como sendo alguém mais experiente) me parece o mais adequado, ou pelo menos, é o que funciona por aqui.

Mais para frente quero falar mais sobre essa fase, em uma outra postagem.

Antes de finalizar o post, deixo indicação de uma leitura muito importante para quem está vivendo essa fase com adolescentes:
Bom, acho que é isso, me digam nos comentários o que funcionam para você

Um comentário :

Vamos trocar conhecimento, deixo meu instagram pra vc me acompanhar mais de perto,
@dividindoexperiencias e para coisas de dona de casa @casa_arte_cozinha :) obrigada por comentar!