Livro A Cor de Coralina (Infantil) foi uma surpresa muito agradável que tive, há poucos meses me peguei em uma situação bem desagradável com o Pedro, meu filho mais novo.
Pedro estava com muitas dúvidas a respeito do tom de pele de pessoas negras e constantemente o João vinha reclamando que ele ficava chamando ele de "marrom". Parei e pensei que precisava achar imediatamente alguma solução ou abertura para falar com ele sobre isso de uma forma que ele compreendesse. Então achei o livro do Alexandre Rampazzo.
Resolvi que contaria para o Pedro uma história e que ao final dela eu conversaria com ele a respeito da cor da pele das pessoas.
O Livro narra o momento em que Pedrinho pede a Coraline o lápis de cor emprestado, só que ele não especifica a cor, apenas pede o lápis "cor de pele".
Coraline então se vê muito pensativa para tentar entender o que o Pedrinho queria dizer com isso, ela então começa a imaginar (partindo das cores que tinha na sua caixa de lápis de cor) se as pessoas tivessem cores diferentes em sua pele.
O livro então faz diversas viagens sobre as cores colocando ela e Pedrinho em todas as situações, de forma que o Pedrinho também pudesse expor seu pensando sobre isso.
Quando no final (que eu achei magnífico) Coraline entrega ao Pedrinho a cor do lápis de acordo com sua pele, marrom.
Então conhecemos Coraline negra.
Um livro incrível e cheio de pensamentos que podemos pontuar com as crianças sobre questões raciais.
Capa Dura |
Enfim, meu Pedrinho tem 6 anos mas ainda não lê e nem escreve, mas é bastante comunicativo e gosta muito quando lemos juntos os livros. Conversamos após a leitura e nunca mais ouvi nenhum questionamento do João (8) sobre o Pedro chamando ele de "marrom".
Se o livro te interessou deixo o link para compra, assim você ajuda o Blog
Achei o livro muito interessante. Miguel ainda não tem esses questionamentos, é muito novo, mas é algo que quero ensinar a ele desde agora. A cor das pessoas é diferente e isso é incrível.
ResponderExcluirVidas em Preto e Branco